O Metaverso chegou prometendo mudar a vida – e o consumo – da forma como conhecemos hoje. Desde de interações sociais até eventos, esse novo universo online já está transformando as formas de comunicação e relacionamento, mas não se limita a entretenimento. Grandes marcas já começam a se organizar para estar dentro do ecossistema e sair na vanguarda desse novo cenário.
É o caso da marca de vestuário Tommy Hilfiger, que se uniu à Capgemini para desenvolver um projeto para aceleração de vendas dentro do Metaverso. A iniciativa consiste na criação de um ecossistema totalmente digital para a realização da convenção nacional de vendas, o principal evento da marca no Brasil.
Para iniciar o projeto, a Capgemini precisou definir qual plataforma iria utilizar para a iniciativa. Entre os pré-requisitos, estavam três exigências básicas: a ferramenta deveria suportar um grande número de usuários simultaneamente, não exigir a instalação de nenhum tipo de aplicativo ou software no computador e ser amigável para o público em geral. A escolha que atendeu todas as premissas de forma satisfatória foi o Spatial.
Superado o primeiro desafio, a etapa seguinte envolveu a construção de um universo que tivesse a assinatura e os valores da Tommy Hilfiger. O time Capgemini desenvolveu o conceito, a modelagem do ambiente 3D e o setup da plataforma, entre outros aspectos visuais.
“Construir esse ambiente em parceria com um cliente que acredita de fato na inovação, entende o caráter experimental e aceita encarar novos desafios e riscos nos gera boas perspectivas de avanços no uso de tecnologias para impulsionar os negócios de nossos parceiros e gerar novas conexões com seus públicos”, diz Tharso Vieira, head de inovação prática da Capgemini.
Para Paulo Matos, diretor da Tommy Hilfiger no Brasil, “é essencial caminhar lado a lado aos desenvolvimentos tecnológicos. Globalmente, a label já vem apostando em iniciativas disruptivas no mundo digital, e agora traz essa tecnologia também para ações internas e locais”.
O vice-presidente para as áreas de Bens de Consumo, Varejo e Distribuição para a América Latina da Capgemini, Willian Valiante, explica que as organizações devem estar preparadas para atender todos os seus públicos nos mais diversos canais e com total agilidade e conveniência. E isso passa pelas novas tecnologias como o Metaverso.
“Se na perspectiva dos consumidores ser omnichannel é obrigação dentro dos novos contextos de hiperconveniência, dominar as possibilidades do Metaverso torna-se fundamental para as marcas, desenvolverem de forma ágil novas dinâmicas de interação e negócios com seus públicos de interesse. Estamos felizes com os resultados dessas primeiras iniciativas e seguiremos inovando continuamente”, define o executivo.