A Kapture, startup de financiamento complementar para investidores, lançou uma plataforma, com o mesmo nome, que tem como objetivo beneficiar todos os players do ecossistema de venture capital. “Uma alternativa de financiamento complementar projetada para ajudar startups e stakeholders a capturar valor de negócios por meio de uma rede de investidores ultra qualificados”, descreve o CEO da Kapture, Rodolfo Pinotti.
Localizada em Florianópolis (SC), a Kapture foi criada em 2021 e é uma spin-off da Triven, uma empresa pioneira e especializada em serviços financeiros orientados para startups. Os serviços oferecidos pela Triven estão distribuídos em 5 verticais que são: Gestão financeira recorrente (CFO as a Service); Consultoria financeira (Advisory); Gestão de portfólio de investimentos para fundos de VC; Contabilidade e Jurídico.
Segundo Rodolfo, do lado do investidor, a Kapture busca analisar cada oportunidade para equilibrar risco, retorno e volume de capital, permitindo que ele acesse negócios cuidadosamente estruturados por meio de uma infraestrutura OTC (over the conter) robusta e 100% digital. Já do lado das startups, a empresa busca articular investidores financeiros e estratégicos para dar acesso rápido e contínuo ao capital social e de risco de forma sistêmica, efetiva e profissional, permitindo que o empreendedor tenha foco em seu negócio.
Segundo o CEO, a empresa busca se aprofundar em cada negócio, gerando uma análise e recomendação consistentes. “Os investidores são selecionados pelas empresas Kapture em conjunto com a startup, maximizando o capital social. Entendemos que as alternativas existentes, como Fundos de VC, plataformas de crowdfunding, sindicatos, entre outros, apresentam desafios e limitações. Os incentivos financeiros das plataformas de crowdfunding estão focados no volume de captação de recursos, e não no sucesso das empresas, gerando escassa criação de valor para as startups. Os VCs, por sua vez, possuem pouco tempo para dedicar esforço tático. Além disso, há taxas muito altas para os empresários, os investimentos diretos são geralmente feitos pelos Anjos, carecendo, na maioria dos casos, de estruturas e processos profissionais. Nesses casos, os tamanhos das rodadas geralmente não são tão expressivos como as rodadas de investimentos de VC”, explica.
“O maior objetivo da Kapture é agregar e estruturar estratégias inovadoras e imbatíveis às startups, em sintonia às demais existentes, dando aos empreendedores acesso a uma rede de investidores comprometidos e experientes que podem orientá-los e participar de cada etapa do processo, incluindo o acompanhamento pós-investimento”, conclui.