A Next Gen Foods, foodtech criada por um brasileiro em Cingapura, recebeu um aporte de US$ 100 milhões, em uma rodada de investimentos Série A. Uma das maiores Série A até à data para uma empresa de carne à base de plantas.
Participaram da rodada os novos investidores internacionais Alpha JWC, venture capital do sudeste asiático; o fundo de investimento global baseado em Singapura, EDBI; e a MPL Ventures, com sede no Reino Unido. Retornando das rodadas anteriores estão a Temasek por meio de sua recém-criada Asia Sustainable Foods Platform, GGV Capital, K3 Ventures e Bits x Bites. Com os planos da empresa de aumentar rapidamente sua presença global este ano, a captação de recursos vem de um amplo mix de investidores da Europa e da Ásia, após a rodada inicial de US$ 30 milhões que aconteceu em julho de 2021. O financiamento total para a startup agora ultrapassa US$ 130 milhões.
O TiNDLE, primeiro produto da startup, alcançou um rápido sucesso em vários epicentros culinários – incluindo Singapura, Hong Kong, Amsterdã e Dubai – e o novo investimento apoiará a rápida aceleração da Next Gen Foods para levar o TiNDLE aos principais mercados ao redor do mundo, como os Estados Unidos. A partir de hoje, os americanos podem saborear o TiNDLE em uma variedade de deliciosas preparações em restaurantes selecionados.
O TiNDLE é um frango à base de plantas versátil, fácil de trabalhar, que chamou a atenção de chefs e profissionais renomados da alta culinária, devido à sua versatilidade única e semelhanças de sabor e textura com o frango de aves. Apresenta o sabor único do frango, graças a Lipi™ – uma emulsão proprietária da foodtech de produtos à base de plantas, que reflete o aroma, a capacidade de cozimento e as qualidades saborosas que normalmente vêm da gordura de frango.
Não há dúvida de que os Estados Unidos abrigam algumas das melhores cidades gastronômicas do planeta – e estamos empolgados em trazer o TiNDLE para este mercado e ouvir o que os consumidores pensam”, diz o brasileiro Andre Menezes, CEO e cofundador da Next Gen Foods. “Os EUA têm sido um mercado-alvo para nós e, graças à nossa linha de investidores fantásticos que participaram desta rodada de investimentos, este é apenas o começo de nossa jornada na entrega de alimentos deliciosos e sustentáveis para reverter nossa crise climática”.
Crescimento para 2022 e além
O novo investimento ajudará a aumentar a distribuição do TiNDLE em todos os 50 estados dos EUA. Os restaurantes podem encomendar o TiNDLE diretamente através de seu distribuidor local, ou também está disponível para compra no FoodServiceDirect.com– o mercado on-line de conveniência para alimentos e suprimentos de qualidade. Restaurantes na área da baía de São Francisco também podem adquirir através do Cheetah, um e-commerce local que serve os melhores restaurantes da região.
Além disso, a rodada levantada suportará e aumentará a capacidade de inovação de seu novo centro de pesquisa, que será inaugurado em Singapura ainda este ano. O moderno Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Inovação da empresa – desenvolvido em parceria com o Food Tech Innovation Center (FTIC), estabelecido pela Temasek´s Asia Sustainable Foods Plataform – atuará como uma plataforma de lançamento para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias, aplicações e produtos.
A Next Gen Foods também pretende expandir sua equipe de P&D nos Estados Unidos, para incluir cientistas de proteínas e tecnólogos de alimentos adicionais com experiência em desenvolvimento de ingredientes e produtos.
“Em um ano, passamos do lançamento para mais de 200 restaurantes em três continentes. Continuaremos com esse impulso implacável em 2022, graças à forte demanda de Chefs, distribuidores e consumidores, que amam o TiNDLE por seu excelente sabor e mínima pegada ambiental”, disse Rohit Bhattacharya, CFO da Next Gen Foods. “Somos gratos por termos investidores globais alinhados à nossa missão e nos apoiando no longo prazo durante uma fase tão crítica para a empresa – trazendo sua experiência e liderança visionária.”
“O GGV está animado para aprofundar nosso relacionamento com a equipe da Next Gen Foods após esta rodada de investimento de Série A. Buscamos empresas que possam se diferenciar do resto da indústria por meio de tecnologia, inovação e paixão”, disse Jenny Lee, sócia-gerente da GGV Capital. “O crescimento da Next Gen Foods em menos de um ano foi notável, assim como seu compromisso contínuo de fazer parte da solução de como a produção global de alimentos irá desempenhar um papel significativo na abordagem do impacto das mudanças climáticas. Estamos ansiosos para a próxima fase de expansão para os EUA e além.”
Os investidores atuais da Next Gen Foods incluem NX-FOOD e Yeo Hiap Seng – bem como personalidades proeminentes como o guru de negócios e autor Chris Yeh e os famosos jogadores de futebol ingleses Dele Alli e Kieran Gibbs.
Crescimento rápido, perspectivas globais
A Next Gen Foods foi fundada em 2020 pelo brasileiro e veterano da indústria de alimentos, ex-BRF, Andre Menezes, e o alemão Timo Recker, cuja empresa familiar fabricava schnitzel e outros produtos de carne por três gerações. Depois de se conhecerem por meio de uma apresentação de Rohit Bhattacharya, que agora é o CFO da foodtech, eles decidiram trabalhar em produtos que reduzissem a dependência da humanidade da agropecuária.
A equipe de liderança inicial – incluindo o Chief Marketing Officer, Jean Madden – trabalhou em estreita colaboração com o Chief Technology Officer, John Seegers, idealizador do TiNDLE, para desenvolver um produto principal a partir de uma extensa pesquisa sobre o que faz o produto ter gosto e desempenho semelhante ao frango de aves. Eles nomearam seu primeiro produto TiNDLE como uma referência moderna ao físico irlandês do século 19, John Tyndall, que provou a conexão entre o CO2 atmosférico e o efeito estufa.
Em média, o frango feito de plantas usa menos terra, menos água e produz menos CO₂ do que o frango de aves. Com base em um relatório recente da Blue Horizon, escolher frango à base de plantas em vez de carne de aves economiza 82% a menos água, 74% a menos terra e 88% a menos emissões de gases de efeito estufa.
Em menos de um ano, o TiNDLE passou de ser servido em alguns restaurantes de Singapura para agora estar disponível em mais de 200 restaurantes nos Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio e Amsterdã. Chefs e operadores interessados em adicionar o TiNDLE ao seu cardápio podem entrar em contato com partners@tindle.com para obter detalhes e amostras.
* Foto de destaque: Andre Menezes e Timo Recker, fundadores da Next Gen Foods.