O Brasil foi considerado o segundo país com mais vítimas de crimes digitais, como golpes online, perdendo apenas do México, conforme indica um levantamento divulgado pela Fortinet.
Mais de 80 mil pessoas foram vítimas de golpes em 2023 e o elo mais frágil da cadeia é o usuário de soluções financeiras, caindo na fraude mais comum: o phising – e-mails, mensagens ou ligações falsas para induzir a pessoa a compartilhar dados sensíveis, como senhas e número de cartão de crédito.
Para mudar esse cenário e aumentar a porcentagem de brasileiros que se sentem seguros usando bancos online ou carteiras digitais – atualmente são apenas 25% da população, segundo dados da Kaspersky -, a 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, em parceria com o judoca Flávio Canto, lança uma série de conteúdos educacionais com foco em “Defesa Digital”.
“Todos os dias observamos o surgimento de novos tipos de golpes, por isso acreditamos na importância de educar e conscientizar os nossos usuários sobre segurança digital. Precisamos lembrar que no Brasil, golpes de engenharia social são os mais recorrentes, tornando o usuário o elo mais frágil dessa cadeia”, explica Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay.
A primeira aula será divulgada na semana que vem nas redes sociais da 99Pay e cada uma abordará um golpe diferente de engenharia social – como golpe do pix, identidade falsa e chargeback -, e as principais formas de se defender. O judoca apresentará o conteúdo utilizando metáforas do esporte. “O esporte tem a pegada de chamar a atenção e ser divertido. Nosso objetivo principal é olhar para um público mais vulnerável, que naturalmente é o público classe C, D e E”, diz Flávio Canto.
Veja o teaser da campanha
O medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas analisa a defesa digital e a defesa pessoal: “Nas artes marciais, você precisa estudar o adversário para buscar estratégias e vencer. O mesmo acontece com os golpes na internet, uma vez que estamos cientes da existência deles, nós iremos driblá-los e vamos nos defender.”
99Pay identifica golpes
Em 2023, a 99Pay identificou e derrubou mais de mil perfis que aplicavam golpes digitais com o nome da marca. Isso foi possível através de uma criptografia que monitora e protege a entrada de seus clientes em todas as operações da carteira. Além do trabalho manual, o time de cibersegurança utiliza inteligência artificial para detectar anomalias em atividades financeiras e identificar fraudes.
Também usa um web crawler, bot e mecanismo de busca que surfa por toda internet, redes sociais e até DeepWeb e avalia quais usuários estão falando sobre a 99Pay e como estão falando. “Nós investigamos e muitas vezes fazemos um trabalho bem sério de ir até o final, denunciar para a polícia para bloquear eventuais crimes digitais se passando pela marca”, completa Bruno.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.