Líderes devem sempre escolher a melhor tática para a missão correta e deve sempre encontrar a missão de inspirar os outros, certo? De olho nisso, Jeff Boss, um ex-militar americano que hoje dá consultoria para grandes empresas, escreveu um artigo para a Entrepeneur e listou 10 diretrizes para ajudar no momento de estimular os outros a seguirem seu caminho.
1. Foque nos relacionamentos
Uma citação sobre carreiras ouvida por Boss que marcou sua carreira é “ninguém se importa com o quanto você sabe até saberem o quanto você se importa”. Boss levanta a importância da parceria na hora de cumprir missões. Ou seja, o networking está presente até no militarismo (assim como em tudo no mundo, ressalta).
2. Deixe o ego para trás
Se você realmente quer influenciar as pessoas, deixe suas ações falarem por elas mesmas. É uma máxima que é real desde sempre, se você é incrível em algo que faz, não há necessidade de dizer para ninguém porque as outras pessoas já sabem.
3. Identifique a vitória
Quando você sabe com o quê a vitória se parece, tudo que você tem que fazer é “zig zagear” até chegar lá. Para perceber o máximo potencial e a mínima perda de esforço, identifique os seus objetivos certeiros e tenha certeza que as pessoas que trabalham com você façam o mesmo. Redundâncias acontecem quando a comunicação falha.
4. Use super talentos
Um vez que você sabe exatamente o que quer como resultado, terá mais facilidade para encontrar as melhores pessoas para as posições. Quando um nome aparecer muito nas suas escolhas, talvez seja o momento de considerar um plano de sucessão.
5. Liberte-os
Deixe a necessidade humana por autonomia e relevância aflorar nas pessoas que trabalham com você. As pessoas querem fazer um bom trabalho e serem bem sucedidas, mas às vezes falta oportunidade. Daniel Pink, no seu livro Drive, chama isso de “o motivo propósito”. Dê a direção as pessoas e a autoridade para elas atuarem.
6. Escute ativamente
Existem dois tipos de ouvintes: aqueles que querem compreender, e aqueles que querem ser compreendidos. O primeiro ignora seu próprio ponto de vista enquanto espera pacientemente e tenta entender o ponto de vista do interlocutor, enquanto o segundo espera nervosamente que você pare de falar para que ele possa falar algo logo.
7. Freie seu entusiasmo
Gente muito animada, positiva, depressiva ou negativa tendem a ser “granadas sociais”, o que mostra porque inteligência emocional (IE) é tão importante. IE é a habilidade de interpretar emoção em você mesmo e nos outros, e consiste em quatro partes: auto-consciência, consciência social, autogerenciamento e gerenciamento de relacionamentos. Conter seu entusiasmo cai exatamente no meio das quatro partes porque ninguém quer estar perto de nenhuma granada quando o pino está puxado.
8. Construa sua resiliência
Mostrar o quanto você aguenta –fisicamente, mentalmente, emocionalmente– pode ser inspirador para as outras pessoas. Todo mundo gosta de ouvir histórias do pai que levantou um carro para salvar uma criança, ou a história de sucesso que começa com como o protagonista não tinha nada na vida. Quando você faz mais, você se torna mais.
9. Fale
As pessoas precisam saber duas coisas: o que você pensa de um tópico que sugere e como elas devem se colocar de acordo com isso. Animosidade e ciúmes surgem quando as pessoas estão incertas sobre como os outros as valorizam. Boss diz ser do time de pessoas que acredita que qualquer notícia é boa notícia porque tem sempre algo que você pode aprender não importa o que aconteça. Sempre tente carregar algo que faça de você uma versão melhor de você mesmo.
Você quer inspirar as pessoas a focar na fonte que você consegue gerenciar melhor: você. Principalmente, nas suas ações. Mire na prática de ao menos um dos itens da lista acima todos os dias e você ficará surpreso com a inspiração que isso cria.