A Brand Finance, empresa focada em consultoria de marcas, divulgou seu ranking anual das empresas mais valiosas do mundo. Assim como no último ano, a mais valiosa foi a Apple, com valor de mercado estimado em US$ 104,6 bilhões.
Entre as 10 mais valiosas, a única que não é de tecnologia é o Wallmart, em 9º lugar, com valor estimado em US$ 4,4 bilhões. Na sua frente, além da Apple, estão Samsung (US$ 7,8 bi), Google (US$ 6,8 bi), Microsoft (US$ 6,2 bi), Verizon (US$ 5,3 bi), GE (US$ 5,2 bi), AT&T (US$ 4,5 bi), e Amazon (US$ 4,5 bi).
A lista contempla 500 empresas. E, entre elas, o setor mais comum é o de tecnologia, que abocanha 22% das marcas citadas, seguido pelo varejo, com 14%.
Vale ressaltar que “valor da marca” é uma medida diferente de “valor de mercado” e contempla valores como patentes, potencial de lucro e impacto da marca nas pessoas. Veja o relatório completo aqui e o infográfico logo abaixo, mostrando as marcas mais valiosas dos EUA. Clique nele para ver maior: