Desenvolvedores costumam ter uma rotina completamente fora do normal, trabalhando em diversos projetos ao mesmo tempo. Apesar da loucura, é necessária uma organização para acompanhar o caminhar do trabalho e também para ajuda-los a priorizar as tarefas certas.
Para isso existem vários sistemas de gestão de equipe que não só são úteis como muitas vezes são primordiais. Pensando nisso, o pessoal do The Next Web chamouempreendedores para sugerirem os sistemas que eles adotam. Veja abaixo os escolhidos:
1) Jira
“Nossos desenvolvedores não irão trabalhar em nada que não seja registrado no JIRA (nosso sistema de gerenciamento de desenvolvimento). Nós sequer permitimos emails para os devs ou pedidos verbais” – Danny Boice, da Speek.
2) Asana
“Distração para os caras de tecnologia gera muito desperdício; o trabalho deles é complexo e concentração é essencial. Asana é um grande sistema de gerenciamento de projetos. Nosso diretor de tecnologia sempre tem uma tarefa que ele pode pegar quando estiver pronto, então nós podemos economizar interrupções desnecessárias” – Aaron Schwartz, da Modify Watches.
3) Desk.com
Nós usamos o Desk.com. Você simplesmente sobe as tarefas que precisa de ajuda e as coloca em uma pasta. Funciona bem quando você precisa de ajuda para organizar de acordo com a prioridades. Em uma startup seus desenvolvedores ficam sobrecarregados facilmente com coisas triviais. Faça questão de protege-los de muitas distrações e ajudá-los a focar nas coisas mais importantes primeiro. Eles irão te agradecer por isso”— Andy Karuza, Brandbuddee.
“Nós usamos um spreadsheet do Google Drive que tenha apenas um único dono. Dessa forma, quando nossa equipe está colocando os problemas, eles podem rapidamente procurar algo para ver se aquilo já não foi comentado antes. Uma pessoa é responsável por delegar tarefas para nosso time de desenvolvimento usando o spreadsheet. Eles também atualizam seu progresso no mesmo lugar” ”— Sarah Schupp, UniversityParent.
5) Help Scout
“Nós usamos o Help Scoute para direcionar qualquer problema relacionado a suporte para nosso time de desenvolvimento. Eu posso simplesmente delegar isso a um desenvolvedor com uma nota sobre o que está acontecendo. Assim que ele resolver o problema, ele pode responder diretamente ao cliente ou a mim” – Heidi Allstop, Spill.
“Nós acompanhamos todos os bugs e melhorias no Caravela. Nós mensuramos os problemas mais difíceis no Caravela, com base no quantas vezes ele foi listado. Então vamos ao GitHub para delegar ao nosso time de desenvolvimento” – Neal Taparia, Imagine Easy Solutions
“Nosso time de desenvolvimento utiliza o Pivotal Tracker. A qualquer momento que apareça um problema de suporte que requer nossos desenvolvedores, mesmo quando é só uma dúvida, é criado um ticket no Pivotal Tracker.
Isso força o cliente que precisa de suporte a colocar os detalhes e delegar a tarefa ao dev. Então o desenvolvedor pode voltar rapidamente com uma resposta rápida ou pode dar mais um passo para investigar” – – Jared Brown, Hubstaff