Apesar de muita gente dizer que o Google+ morreu, ele está bem vivo. E merece muita atenção, principalmente para quem quer se destacar nas buscas da internet. Afinal de contas, ele ainda é um dos principais produtos da empresa que é dona do maior motor de busca da web – o Google.
Apesar de ele não ter a mesma quantidade de usuários ativos que o Facebook, por exemplo, ele é bastante influente nos algoritmos de busca do Google. John Boitnott escreveu sobre isso no VentureBeat destacando alguns dos fatores que fazem a rede social relevante em termos de SEO. E nós reproduzimos os argumentos abaixo:
1) Pesquisa personalizada
Uma das únicas maneiras que o Google+ se dispõe a ajudar com ranking orgânico. As pesquisas personalizadas acontecem sempre que alguém entra em sua conta do Google+ e passa a receber resultados mais personalizados e direcionados do que alguém que não fez login. Se o G+ reconhece que a pessoa acompanha determinado site ou marca na rede social, há mais chances de ele aparecer em sua busca personalizada.
2) Google+ Local
O G+ também trabalha com geolocalização e ajuda o usuário a descobrir coisas próximas a ele. Algumas vezes os resultados relacionados a localização podem ser destacados ao lado direito da página, com ads; destacando a página da empresa no G+ entre os resultados da busca; ou ainda mostrando um mapa de onde está o estabelecimento e trazendo reviews de usuários que já estiveram lá. Todas essas informações são extraídas da página da empresa no G+.
3) Indexação
Diferente de Twitter e Facebook, todos os posts gerados no G+ podem ser indexados e relatados em buscas no Google.
4) Engajamento
Apesar de não ter muitos usuários, o G+ apresenta altos níveis de engajamento, como mostra essa pesquisa da Blue Fountain Media.
5) Hangouts
Vídeos têm sido cada vez mais valorizados por mecanismos de buscas. E com o Hangouts é muito mais fácil gravar e subir vídeos pro YouTube, que também é do Google e também dá uma forcinha na indexação.
6) Experts
Muitos dos principais experts de SEO estão no G+ e participam ativamente da rede. Estar lá e frequentar as comunidades de SEO é uma ótima oportunidade para melhorar nesse campo.
7) Ranking de autores
Se o autor de um post estiver vinculado ao G+ e assinar a postagem com seu perfil na rede, ele é destacado e melhor ranqueado na rede social também.