Compartilho artigo interessante enviado por Bruno Pazzim, co-fundador da CodeLand e da ListaBeta.
Montar um pitch para a sua startup não é uma tarefa fácil. Por mais simples que pareça, é algo que deve ser muito bem estruturado. Seu pitch talvez poderá ser usado naquele precioso momento com um investidor em que você terá uma única chance, e investidores não investem em negócios, mas sim em uma história. Ter noção disso é o primeiro passo para começar a pensar em um pitch que não apenas captura a atenção, mas consegue reuniões. Com isso em mente, bolei uma pequena lista de 5 dicas que podem ser essenciais no seu sucesso.
1. Seja apresentado por alguém que o investidor conheça
Primeiro, de maneira nenhuma spammeie investidores com seu plano de negócios. Tente encontrar um mediador que possa lhe apresentar para investidores. Essa pessoa pode ser alguém que já tenha feito negócio com o investidor, ou simplesmente alguém que o investidor escute. A partir daí, você terá um contato muito mais qualificado, e se a pessoa que lhe apresentou for importante o suficiente para o investidor, você tem boas chances de ir para o topo da fila de reuniões dele. De forma alguma seja apresentado por alguém que o investidor não conhece.
2. Você não precisa de um plano de negócios
Apresentar o seu plano de negócios para um investidor pode ser tão efetivo quanto regar uma planta com refrigerante. Eles apenas não tem tempo disponível para ficar escutando vários planos de negócios, um atrás do outro. Se coloque no lugar deles. Por mais que você ache que seu plano é fantástico, a prova de erros e tenha gasto um bom tempo em cima dele para se assegurar disso, escutar alguém ditá-lo parte por parte é entediante e não empolga de nenhuma maneira.
3. Faça um high concept pitch
Esse tipo pitch inicial é muitas vezes ignorado ou confundido com o elevator pitch, quando na verdade, ter um high concept pitch vai tornar a elaboração de um elevator pitch muito mais fácil.
Um high concept pitch é uma única frase que resume a visão de sua startup. É um tipo de frase viral que pode ser usada tanto por investidores querendo contar sobre a sua ideia, quando por seus fans que queiram falar algo sobre sua empresa. Não é a mesma coisa que seu slogan, apesar de que você pode construir um que acabe se tornando um. Usar outras empresas para se expressar é completamente aceitável. O próprio high concept pitch do YouTube utiliza dessa estratégia, “Flickr for video”. O importante é manter curto, simples e direto. Segundos – não minutos. Como um bom comercial de TV ou de rádio.
4. A partir do seu high concept pitch, monte um elevator pitch
Ter um high concept pitch é essecianl para conseguir elaborar seu elevator pitch. É importante que um elevator pitch englobe as seguintes áreas: tração, produto, time e prova social.
Tração é a medida de engajamento de seus usuários no seu produto. É a parte principal de seu pitch, e onde os investidores mais irão prestar atenção. Você precisa começar a construir e a testar sua ideia com o seu mercado antes de tentar conseguir levantar dinheiro de investidores. Se parecer impossível, reduza o escopo. Coloque a sua ideia em um pedaço de papel e teste isso com seus clientes. Esse é o tipo de estatística que pode balançar investidores – Mesmo se o produto for um simples pedaço de papel. Expor o seu market fit é essencial também. Muitas vezes pessoas ignoram ou subestimam isso quando estão montando o seu canvas, o que é uma falha terrível. Nada pior do que não saber para quem você está construindo algo. Deixe claro para o investidor que você sabe.
Veja um exemplo de pitch que engloba todos os pontos citados acima, com comentários, retirado do livro Pitch Hacks:
Assunto: Apresentando Ning ao Blue Shirt Capital (Um assunto útil)
Olá [intermediário],
Obrigado por se oferecer para nos apresentar ao Blue Shirt Capital. [reiterando a prova social do intermediário] Eu gostaria de falar um pouco sobre a nossa empresa, Ning.
Rapidamente, a Ning deixa você criar sua própria rede social para qualquer coisa. De graça. Em 2 minutos. [Qual é o high concept pitch? No que o produto ajuda seu cliente? Quem é o cliente?] É tão fácil quanto iniciar um blog. Experimente em: http://ning.com. [Link para o produto, vídeo ou screenshots]
Nós construimos o Ning para destravar as grandes ideias de pessoas de todo o mundo que querem usar essa fantástica mídia em suas vidas. [Qual o grande problema ou oportunidade?]
Nós temos mais de 115,000 redes criadas por nossos usuários, e nossas page views estão crescendo 10% por semana. [Tração] Nós levantamos anteriormente $44M de Legg Mason e outros, incluindo eu mesmo. [Mais tranção e prova social]
Antes da Ning, eu iniciei o Netscape (comprado pela AOL por $4.2B) e a Opsware (comprado pela HP por $1.6B). [Sucessos anteriores do time]
Os investimentos da Blue Shirt em empresas como Extensive Enterprises me parecem que eles podem ser grandes parceiros para a Ning. [Por que você está interessado nesse investidor] Nós iniciaremos reuniões com investidores na próxima semana, e eu adoraria mostrar para a Blue Shirt o que nós estamos construindo na Ning. [Chamada para ação]
5. Não peça por um NDA
Investidores não assinarão um NDA (non disclosure agreements / acordos de confidencialidade), então não perca seu tempo bolando um. O seu pitch provavelmente será confidencializado entre você e o investidor, mas isso não significa que ele não possa cair nas mãos de outros investidores ou mesmo nas mãos de concorrentes. Não compartilhe informações que devem ser confidenciais.
Se você está buscando levantar dinheiro para sua startup com um investidor, é essencial que você tenha um pitch que o atinja da maneira correta. Seguindo essas dicas, você estará um passo a frente de outros empreendedores que não compreendem a essência de um bom pitch e de que maneira ele pode atrair pessoas chave para o seu negócio.
Artigo de Bruno Pazzim, co-fundador da CodeLand e da ListaBeta.
Foto de abertura: Kris Krüg/Flicr(CC)