Há quem diga que a pandemia impulsionou os investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias para a capacitação profissional. A verdade é que a crise sanitária foi um grande acelerador da inovação do setor diante dos desafios de adaptação ao modelo remoto de trabalho.
Com isso, surgiram novas plataformas de apoio à aprendizagem focadas em upskilling (requalificação), com conteúdos técnicos e especializados como cursos de inglês, por exemplo. No entanto, mesmo com tantas opções, tanto empresas como profissionais tendem a investir em soluções que melhor entregam em comodidade, agilidade e praticidade para o dia a dia.
Segundo a pesquisa “Agenda 2022”, da consultoria Deloitte, 90% das companhias que faturaram R$ 2,9 trilhões até o fim do terceiro trimestre do ano passado (2021) pretendem investir no treinamento e na capacitação de funcionários ainda em 2022.
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Uma tendência é para o investimento em ferramentas de simples utilização e que funcionem pelo celular. Entre as plataformas já disponíveis, o WhatsApp se tornou um aliado fundamental e a escolha mais acertada para a fomentação de conteúdos de capacitação profissional. Isso devido a sua praticidade, fácil uso e grande popularidade entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa Digital 2022 do Datareportal, existem mais de 165 milhões de usuários ativos no WhatsApp em todo país e este número não para de crescer.
Segundo o alemão Jan Krutzinna, CEO e fundador da ChatClass, startup que visa revolucionar a educação por meio do aprendizado via chatbot e uso de Inteligência Artificial, o profissional tem muito mais autonomia e dinamismo no aprendizado quando acessa o conteúdo via o aplicativo de mensagens. “O Whatsapp, além de prático, tende a suavizar o aprendizado, seja de um curso de inglês ou um conteúdo mais técnico. Além disso, o celular dá às pessoas a oportunidade de estudar em qualquer lugar. Por isso, vamos continuar investindo em soluções para melhorar cada vez mais a experiência de estudos via o aplicativo. Hoje já alcançamos mais de 200 mil pessoas com os nossos conteúdos via WhatsApp, em mais de 30 empresas parceiras”, explica.
O empreendedor elencou os 4 motivos para as empresas apostarem no WhatsApp para capacitação dos seus colaboradores:
1- Popularidade
Com mais de 165 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp é a rede social mais usada no país. Graças a esse grande número, o app faz parte da rotina da população e é carro-chefe quando se trata de comunicação instantânea. Essa grande popularidade aumenta as chances de engajamento e adesão por parte das pessoas.
2- Familiaridade
O funcionamento e design já conhecidos pelos usuários pode facilitar a interação e até mesmo o aprendizado. Sua tecnologia didática, descomplicada e ágil auxiliam na realização dos exercícios.
3- Fácil acessibilidade
O aplicativo pode ser acessado em qualquer hora do dia e local. Esse recurso pode ser útil já que o usuário tem a autonomia de usá-lo no momento que lhe for de melhor agrado.
4- Diversidade de formatos de conteúdo
O WhatsApp viabiliza um grande recurso multimídia, com imagens, áudios, vídeos, textos que podem ser usufruídos para o enriquecimento de ferramentas de ensino.
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