* Por Alexandre Gotthilf

Para manter o ecossistema da empresa em ordem, gestores buscam soluções em ferramentas e plataformas que são elaboradas para atender, de maneira intuitiva, necessidades corporativas, como comunicação interna e externa, organização de documentos, gestão de clientes e projetos, entre outros aspectos vitais para manter as engrenagens da companhia girando.

Esses sistemas estão presentes no cotidiano das empresas, independente de seu tamanho, e são essenciais para desenvolver planejamentos, afinal, há ferramentas que ajudam a realizar levantamento de dados dos mais diversos, além de que não se pode pensar em crescimento sem antes estabelecer um canal prático de comunicação entre os colaboradores.

Dito isso, há uma grande variedade de opções de ferramentas disponíveis no mercado para suprir essas necessidades. Aqui na Plugify, costumamos trabalhar com algumas consideradas bem práticas e populares no meio do empreendedorismo. Abaixo, irei citar alguns exemplos e suas funcionalidades.

Ferramentas do Google

Conhecida e utilizada não só no âmbito corporativo, as ferramentas do Google são super intuitivas e acessíveis, além de, por vezes, gratuitas. Temos soluções para elaborar documentos com o Google Docs, e-mail com o Gmail, calendário com o Google Calendar, chamadas de vídeo com o Google Meet, armazenamento em nuvem com o Google Drive etc. 

A grande vantagem de utilizar os serviços do Google é o fato de que as ferramentas são compatíveis entre si por fazerem parte do mesmo ecossistema. Podemos usar de exemplo o Google Calendar: A partir do momento que se cria um evento pela plataforma, a própria ferramenta já gera um link para o Google Meet e também pergunta se o usuário gostaria de disparar os convites via e-mail por meio do endereço do Gmail vinculado à conta.

Há, também, a possibilidade de compartilhar arquivos entre os colaboradores e permitir a edição coletiva, dessa forma, ao invés de disparar inúmeros documentos até chegar na versão final, podemos todos editar um único arquivo.

Slack

Para a necessidade de comunicação interna, temos o Slack como canal. A ferramenta foi desenvolvida pensando no nicho corporativo e, justamente por esse motivo, conta com funcionalidades práticas, como o fácil acesso às informações compartilhadas entre os colaboradores de diversas equipes.

O aspecto mais relevante é a possibilidade de criar diferentes canais dentro da plataforma. Dessa forma, é possível atingir os diversos níveis de comunicação dentro de uma organização. A exemplo, podemos criar um canal contendo apenas integrantes do setor de desenvolvimento, ou um canal geral com todos os membros da empresa.

HubSpot 

Uma ferramenta de CRM bastante eficiente é o HubSpot. Por meio dele, é possível realizar a comunicação com os clientes, além de possuir funcionalidades voltadas ao marketing de entrada, venda e atendimento como um todo. Também são disponibilizadas métricas de marketing por meio da plataforma e o direcionamento de leads inbound para o time de vendas.

Por se tratar de uma ponte com o cliente, a plataforma é extremamente importante quando pensamos em expansão da empresa, pois ela não apenas ajuda a estabelecer o contato, como também fornece dados valiosos para traçarmos planejamentos e estratégias para alcançar mais pessoas.

A constante evolução da tecnologia faz com que essas ferramentas surjam aos montes e de forma cada vez mais intuitiva. Dentre tantas opções, é importante ressaltar que a escolha deve ser feita levando em consideração fatores como acessibilidade e curva de aprendizagem. 

Não adianta ter um carro de luxo se o motorista não sabe dirigir, portanto, independente da ferramenta, é importante que todos os colaboradores estejam sempre alinhados e atualizados quanto ao funcionamento para que os planejamentos sejam elaborados e bem executados.


AlexandreAlexandre Gotthilf é cofundador e CEO da Plugify, startup brasileira de HaaS – Hardware as a Service que simplifica o acesso e a gestão de TI para empresas de todos os portes. O executivo estudou na Graded School e cursou Relações Internacionais na ESPM e MBA em Administração e Gestão de Negócios na FGV. Antes de criar a Plugify, Alexandre foi Gerente Geral na Pitzi e Trader na Cisa Trading.