Conhecido como o “Natal do primeiro semestre”, o Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para o varejo brasileiro e deve movimentar cerca de R$ 28 bilhões no país em 2022. Esse dado é do levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo (FCDLESP), e mostra um aumento no valor de 10% comparado ao que foi registrado em 2021.
Cerca de 76% dos consumidores estão se preparando para ir às compras para presentear suas mães e responsáveis, enquanto 13% ainda estão na dúvida e outros 11% estão decididos a não comprar – desses, 23% estão economizando e 10% não têm hábito de presentear, segundo uma pesquisa realizada pela empresa All iN em parceria com a Opinion Box.
A escolha de não comprar presentes pode ser resultado do aumento dos produtos em comparação com 2021, devido a alta da inflação. Cerca de 33% dos consumidores imaginam que vão gastar mais esse ano, porque os produtos estão mais caros (40%). Por outro lado, 23% pretendem gastar menos, principalmente porque o cenário econômico está pior (31%), devido ao orçamento apertado (28%) ou para economizar (20%).
“Temos certeza de que será mais uma ótima data para as empresas que estão atentas às demandas dos consumidores, que não só estão de olho nos preços, como também em benefícios como cashback, descontos no frete, entrega rápida, e especialmente na qualidade da experiência que recebem”, explica Ricardo Rodrigues, head de produto na All iN.
Presentes mais escolhidos para as mães
Já com relação às principais categorias de compras, segundo a All iN, as intenções mais citadas estão presentes na categoria de moda e acessórios, com 52% de preferência, seguidos por beleza e cosméticos com 49%, casa e decoração com 24%, e outros 24% com flores.
Quem tem o hábito de presentear, costuma pesquisar preços para tomar uma decisão e 29% dos consumidores começaram suas buscas com duas semanas de antecedência. A pesquisa mostra que 49% dos consumidores pesquisam tanto online quanto nas lojas físicas antes de efetivar a compra, enquanto 38% fazem pesquisas nos sites das empresas e 32% em sites de busca. Outros 30% se concentram apenas nas lojas físicas; 22% consultam apps e 20% olham o Instagram.
Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes e as principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%). Com relação aos gastos, 25% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51 a R$ 200. Segundo outro levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.
“Esse é um excelente momento para investir na identificação de novos visitantes, que chegam a sua loja pela primeira vez em busca de ofertas. Vale incentivar o cadastro dessas pessoas e buscar entender seu comportamento, seja no site, no app ou na loja física. Assim, a marca poderá oferecer conteúdos e promoções que atendam as expectativas dos consumidores e ajudá-los a encontrar o que desejam e precisam”, completa Ricardo.