A Microsoft anunciou nesta terça-feira (18) que está adquirindo a Activision Blizzard, empresa de jogos eletrônicos, em uma transação em dinheiro avaliada em US$ 68,7 bilhões, incluindo o caixa líquido da Activision Blizzard. Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony.
Como parte do negócio, a Microsoft passa a ser a dona de todas as companhias que fazem parte do conglomerado da Activision Blizzard. Além das que dão nome à adquirida, também estão no pacote nomes como a King, Treyarch, Toys for Bob e Beenox, bem como atividades do mercado de eSports, como a Major League Gaming e a incorporação de franquias como Call of Duty, World of Warcraft, Diablo, Candy Crush, Overwatch e outras.
“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos”.
A Microsoft e a Activision Blizzard seguirão de forma independente até o fechamento do negócio. Depois, os títulos destas e outras marcas da adquirida também passarão a integrar o catálogo do Game Pass para Xbox e PC, serviço que conta hoje com 25 milhões de assinantes. O mesmo também vale para os funcionários da companhia espalhados pelo mundo, incluindo membros da diretoria das produtoras e distribuidoras que compõem a Activision.
Isso inclui até mesmo Bobby Kotick, CEO da Activion Blizzard e envolvido diretamente nas denúncias de assédio e má conduta entre os funcionários que vêm surgindo desde julho de 2021. Após o fim do processo de aquisição, que ainda depende de aprovação regulatória e demais trâmites oficiais, ele passa a se reportar ao diretor da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer.
Microsoft adquire empresa de jogos eletrônicos por US$ 68,7 bilhões
Startupi
Fundado em dezembro de 2008, o Startupi é o principal portal de conteúdo direcionado ao mercado de startups, inovação, investimentos e empreendedorismo no Brasil.