Para o setor de rastreamento veicular e gestão de frotas, a tecnologia funciona como motor principal de uma engrenagem complexa que movimenta um mercado muito extenso e cada vez mais essencial em nosso país. Com o passar dos meses em período pandêmico, notou-se uma necessidade maior de proteção dos veículos e controle do que estava sendo feito nas estradas brasileiras.

De acordo com dados do relatório do Instituto Juniper Research, líder global em pesquisa e dados do setor que realiza análise especializada em mercados globais móveis, digitais e online estabelecidos e emergentes, a conexão por meio de dispositivos em IoT deve ultrapassar 50 bilhões até o final do próximo ano. O mesmo estudo ainda prevê que a receita gerada por serviços de 5G está projetada em US$ 600 bilhões até 2026.

Esses dados mostram o potencial de mercado quando atrelamos uma solução de ponta no negócio. Para mostrar o impacto da inovação no mercado de rastreamento veicular e gestão de frotas, Frederico Menegatti, CEO da Getrak, maior provedora de tecnologia para empresas de rastreamento veicular e IoT da América Latina, listou alguns pontos que comprovam essa efetividade:

1 – Utilização de sensores: os sensores são altamente eficientes e permitem rastrear a rota dos produtos com mais precisão. Já os transportes autônomos, aqueles em que não há necessidade do uso de motoristas, ajudam as entregas a serem mais rápidas e evita o desgaste emocional e físico desses profissionais – que muitas vezes percorrem caminhos muito longos;

2 – Novidade em rastreamento: Recentemente, foi lançado o rastreador veicular com tecnologia NB-IoT 4G, solução inédita no mercado nacional que permite aos clientes acompanhar, em tempo real, equipamentos, veículos e cargas utilizando as redes 4G. Esse recurso inova de forma positiva o segmento e traz mais uma opção segura para uma jornada completa de rastreamento veicular e IoT;

3 – Telemetria: conhecida pela sua capacidade de medir e transmitir dados a distância, esse tipo de ferramenta é utilizado em casos mais avançados de rastreamento e feito por meio de um device instalado no carro, que envia diversas informações sobre o veículo e consegue monitorá-lo em tempo real. Com esse tipo de recurso é possível que sejam disponibilizados dados como velocidade do automóvel, nível de combustível, caminho que foi percorrido e outras funções.