Adotada recentemente por Criciúma, em Santa Catarina, a solução permite o monitoramento em tempo real do trajeto das crianças e adolescentes sem necessidade de cartões, chips ou rastreadores.

Já disponível para IOS e Android, o MOBI2GO desenvolvido pela Sentran é uma plataforma white label e foi batizada no município catarinense de GPScola.

“Em Criciúma, o projeto envolve quase 2 mil alunos da rede municipal: são três meios de transporte: ônibus, vans e automóveis. Os pais agora podem acompanhar o menor desde o embarque até o desembarque”, afirma Willian Silveira, analista operacional do GPScola em Criciúma.

Como funciona? 

Cada aluno recebe uma etiqueta com QR Code, que é afixada em sua mochila. Ao entrar no transporte, o monitor, com ajuda de um celular, lê o código e pronto, ele já está sendo monitorado. Os pais ou responsáveis podem acompanhar todo trajeto do seu filho e receber notificações no embarque e desembarque nos três tipos de veículos (ônibus de 40 lugares, vans com 16 lugares e carros de quatro lugares).

As crianças portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida são buscadas na porta de casa e levadas até a escola, e vice-versa. Em Criciúma, são 14 ônibus, 4 vans e 24 carros de passeio. Os pais ainda têm um canal de atendimento para dúvidas, reclamações e solicitações, com chat no sistema.

“A solução foi criada para facilitar a vida das pessoas, contribuindo para a segurança dos estudantes, humanização do transporte de pessoas com necessidades especiais e a melhor utilização dos recursos públicos, com economia e gestão inteligente. Os feedbacks dos clientes mostram que, em pouco tempo, houve melhoria significativa na qualidade do serviço, e também nos dão informações relevantes para o aperfeiçoamento contínuo da plataforma”, afirma o sócio-diretor da Sentran, Eduardo Ramalho.

Tecnologia para aprimorar operações 

Uma das principais vantagens da plataforma MOBI2GO é a possibilidade de gerir de forma detalhada todos os trajetos, com informações sobre quilômetros rodados, velocidade e tempo de cada percurso, dados que auxiliam a melhora das operações.

As administrações públicas podem contratar a solução para gestão do transporte em conjunto com o fornecimento de veículos e motoristas ou apenas para gerenciar o transporte já existente.

Case Criciúma 

Uma recente parceria com o Grupo Forquilhinha responsável pela operação do transporte e disponibilização dos veículos e motoristas em Criciúma (SC) tornou a cidade a primeira no país a oferecer serviço de transporte com monitoramento individualizado por meio de aplicativo para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

A plataforma MOBI2GO foi batizada de GPSCOLA beneficiando 1.989 alunos, 351 deles com algum tipo de necessidade especial. Ele oferece mais segurança e conforto aos alunos, pais e responsáveis, monitorando individualmente e em tempo real cada estudante e cada veículo envolvido no transporte. 

O MOBI2GO está disponível para instalação imediata, tem personalização rápida e baixo custo, sendo acessível para cidades de todos os portes. Os governos podem customizar o aplicativo, utilizando o nome e marca que preferirem, criando um projeto próprio, de acordo com suas necessidades.

Resultados 

Em 2019, os serviços prestados  pela Sentran para transporte de pessoas com mobilidade reduzida foi reconhecida no Prêmio Inovacidade, do Instituto Smart Business America. Desde então, a plataforma vem sendo utilizada com eficiência no país, possibilitando melhoria nos serviços oferecidos por prefeituras com uso dos mais modernos dispositivos tecnológicos.