De olho no crescimento da demanda por alinhadores transparentes, a Neodent, empresa do Grupo Straumann, líder em soluções odontológicas, fechou a aquisição da Smilink no Brasil. Fundada em 2018 em São Paulo, a startup entrou no mercado da odontologia brasileira a partir da ideia de empreendedores que encontraram oportunidades na união de dentistas parceiros com pacientes que buscam um tratamento de ortodontia estético, prático e conveniente por meio de uma plataforma tecnológica inovadora totalmente associada a Odontologia Digital. Os valores da aquisição não foram divulgados.
Atualmente, a Smilink é uma das empresas de alinhadores que mais cresce no Brasil com estratégia de comunicação direcionada ao consumidor de saúde que aproxima os dentistas dos pacientes. Assim como outras gigantes que encontraram no modelo de negócio que liga consumidor e prestador o segredo do sucesso, a principal ferramenta da startup é a inteligência de dados, com um modelo de negócio que possibilita que pacientes e dentistas parceiros se encontrem e que aprimorem o tratamento ortodôntico.
A estratégia da Smilink é tornar mais conhecida e acessível a opção de tratamentos com alinhadores transparentes, sempre com foco na tecnologia e simplicidade dos processos. “Por meio da nossa tecnologia, possibilitamos que o paciente realize com um profissional a avaliação, escaneamento digital 3D da arcada dentária e, posteriormente, receba um plano de tratamento que inclui o resultado esperado, o tempo de tratamento, além do valor. É um processo que torna mais claras e acessíveis todas as etapas que o paciente vai passar para chegar ao sorriso dos seus sonhos”, explica o CEO da Smilink, Marcos Boysen.
Hoje, a empresa conta com diversas clínicas parceiras em mais de 14 cidades brasileiras, mais de 80 colaboradores e um histórico de mais de quatro mil pacientes tratados. Com a aquisição, a possibilidade de crescimento escalável é reforçada porque a produção de alinhadores transparentes, antes terceirizada, será centralizada na nova fábrica do Grupo, em Curitiba (PR).
“Com essa estrutura, pretendemos trazer ainda mais qualidade ao produto oferecido, além de gerar empregos e oportunidades para quem trabalha no setor”, conta o CEO da Neodent Matthias Schupp. A sede da Smilink continuará em São Paulo, onde a empresa pretende expandir seu quadro de colaboradores, além de seguir com o planejamento para um crescimento contínuo a nível nacional.
Com o modelo inovador, que reúne a praticidade dos aplicativos para o setor da saúde e a expertise em comunicação e marketing digital, a empresa apresentou diferenciais que tornaram o negócio ainda mais atrativo para a Neodent e para o Grupo Straumann.
“A Smilink estabeleceu o marketing para pacientes em um nível altamente profissional e ético, além de possuir uma excelente competência com foco nas mídias de comunicação em massa. Essa expertise é e será uma adição valiosa para ajudarmos nossos clientes em todas as áreas a se comunicarem com seus pacientes de forma ainda mais efetiva. Além disso, nos baseamos também nos ótimos resultados que o Grupo Straumann teve com a aquisição da Dr. Smile na Europa, empresa com atuação similar da Smilink, com a finalidade de apoiar nossos parceiros, profissionais da odontologia, no tratamento dos seus pacientes. Nosso propósito é criar novos sorrisos para os pacientes”, explica Matthias Schupp.
Nova organização
A partir da aquisição, a Smilink irá concentrar o modelo de negócios na parceria com profissionais odontológicos e irá transferir gradualmente os pacientes das três unidades próprias para clínicas de dentistas parceiros.
“Entendemos que, uma vez atingido o público-alvo dos alinhadores, é fundamental que o profissional seja quem leve adiante o tratamento clínico do paciente. Nós acreditamos em um modelo no qual o dentista sempre é o protagonista do atendimento ao paciente, impulsionando a criação de valor dentro do consultório de nossos parceiros. Por isso, o foco será na parceria com os consultórios e clínicas por meio de uma plataforma aberta aos dentistas interessados em fazer parte desse grupo”, salienta o vice-presidente da Unidade de Negócios Ortodônticos do Grupo Straumann América Latina, Pablo Prado.
Além disso, o Grupo pretende unir forças nos processos da nova marca. “Nossa promessa de qualidade é sempre a prioridade. Por isso, será criado um Comitê Odontológico com especialistas clínicos que apoiará a avaliação e o contínuo desenvolvimento dos padrões e processos clínicos da empresa”, explica Pablo Prado.
Com isso, a Smilink passa a fazer parte das marcas presentes no novo showroom da Neodent e do Grupo Straumann em São Paulo, com um espaço de treinamento para parceiros e um centro de inovação para tecnologias e processos que melhorem a experiência do paciente. “Ser parte da Neodent e do Grupo Straumann nos permitirá fortalecer nossa missão de ser a empresa de alinhadores transparentes que oferece a maior qualidade clínica e a melhor experiência do paciente”, finaliza o COO da Smilink, Pablo Inones.
Foto de destaque: Marcos Boysen, CEO e Pablo Inones, COO da Smilink.