Este ano o Startupi Innovation Tour – Comunidades, ganha força e escala nacional, como parte da estratégia de expansão com a criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi, e do propósito em dar voz às comunidades inovadoras. A imersão pelos principais Polos de Inovação e Startups acontecerá em todos os estados do Brasil, mais interior de São Paulo, somando ao todo 30 edições digitais ou híbridas ao longo do ano.

Tendo como Mantenedores as empresas Bossanova Investimentos, Distrito, FCJ Venture Builder, Omie e Oxiteno, o roadshow digital contará com mais de 150 palestrantes e casos de sucesso em todo Brasil. Os participantes vão interagir ao vivo com empreendedores e suas startups mais inovadoras, os Hubs e Fundos de Investimento e heads de inovação de grandes Empresas, que estão praticando inovação aberta em cada estado, tudo realizado em colaboração com mais de 150 parceiros estratégicos, para gerar conhecimento prático e trocas de experiência com quem está fazendo a diferença em todo País.

Dia 26 de agosto será dedicado ao estado de Pernambuco, que já possui em seu repertório cases variados e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação. De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Recife, faz parte da terceira região com o maior número de startups no Brasil, representando dez por cento desse universo.

GARANTA SEU INGRESSO!

Confira abaixo o que você vai encontrar participando do Innovation Tour Pernambuco

Tal crescimento tão significativo do mercado não seria possível sem o apoio de Instituições como o Sebrae Pernambuco, entidade privada sem fins lucrativos, agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios. Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae atua em: educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados; acesso à tecnologia e inovação; orientação para o acesso aos serviços financeiros.

No dia 26/08, Thiago Suruagy, que é Gerente do Laboratório de Estratégias Digitais do Sebrae/PE, vai contar detalhes sobre os projetos de transformação digital dos Pequenos Negócios, Open Innovation e fomento ao ecossistemas de inovação no Estado.

Thiago

Thiago Suruagy – Sebrae/PE.

Cases de startups da região 

Durante o evento será possível conhecer cases de startups que estão revolucionando o mercado em que atuam. Uma delas é a Salvus, fundada em 2016, inicialmente com o foco de reunir em uma única plataforma informações médicas de pacientes para enfrentar a defasagem na unificação e disponibilização dos dados.

Porém, ao se aprofundar nos meandros da área da saúde seis meses depois, os sócios-fundadores Maristone Gomes e Caio Cesar, observaram uma questão ainda mais preocupante e que deveria ser solucionada rapidamente: o alto desperdício do consumo de oxigênio medicinal em hospitais e leitos home care, utilizado em diversas situações que exigem a restauração da saturação de oxigênio dos pacientes.

Hoje eles utilizam tecnologias emergentes como IoT, Big Data, Machine Learning e blockchain, para conectar e aumentar a eficiência operacional e assistencial das empresas, com foco na melhoria da jornada dos pacientes da indicação da desospitalização a alta do atendimento domiciliar.

Maristone Gomes, CEO e Fundador da Salvus, vai contar detalhes do desenvolvimento do projeto e o crescimento da empresa durante a pandemia

Maristone

Maristone Gomes – Salvus.

Trazendo o futuro para as pistas pernambucanas, a Voltz traz uma alternativa mais eco-friendly para o mundo das motocicletas. Denominada de scooter elétrica, a marca já possui diversos modelos que se adequam ao bolso de cada consumidor. Além de toda a tecnologia ligada às baterias da moto, a empresa ainda proporciona um aplicativo para smartphone para acompanhar as cargas e outras funções da motocicleta. Manoel Fonseca, Sócio e CMO da Voltz, será a responsável por mostrar os diferenciais da marca no Innovation tour do dia 26/08.

Manoel Fonseca – Voltz.

Com o avanço da Tecnologia, os problemas com aparelhos eletrônicos foram se tornando cada vez mais frequentes em nosso dia a dia, e nem sempre temos conhecimento para resolvê-los. A solução da FindUp para esse problema foi a criação de uma linha direta entre o consumidor e o técnico de informática.

Por meio de um aplicativo, o usuário pode conversar e interagir com o profissional, que uma vez estará disponível para ajudá-lo. Para falar sobre essa inovação que chega para mudar o mercado, Fábio Freire que é CEO e cofundador da FindUP, terá seu espaço dedicado no evento.

Fábio

Fábio Freire – FindUp.

Fundado em 2000 com o objetivo de reter profissionais qualificados na cidade e revitalizar o bairro do Recife Antigo, surgiu o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. O Porto Digital abriga diversas empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O parque ainda conta com incubadoras, aceleradoras de negócios, institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de diversas representações governamentais.

Heraldo

Heraldo Ourem – Porto Digital.

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, também conhecido por seu acrônimo CESAR, é um centro de pesquisa e inovação sem fins lucrativos com sede na cidade de Recife. Ele é responsável por acreditar em novas ideias, investir nas já existentes e crescer ainda mais o ecossistema tecnológico da região

Jaime

Jaime Alheiros – CESAR Labs.

A iniciativa também conta com o Cesar Labs, programa de aceleração de empresas do CESAR, que estimula empreendimentos com tecnologia avançada através do suporte de metodologias de criação de organizações exponenciais, infraestrutura de coworking e laboratórios, networking com o mercado e capital semente. Jaime Alheiros, consultor de Inovação no CESAR Labs e Miguel Gaia, Consultor no CESAR Labs, vão participar do Innovation Tour e contar detalhes do projeto e planos para os próximos meses. 

Miguel Gaia – CESAR Labs.

Para trazer um lado de preocupação governamental, o Diretor de Estratégias e Ambiente Legal para Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Hugo Medeiros estará presente no evento e irá falar um pouco de como anda o acompanhamento do estado de Pernambuco com o mercado tecnológico e o investimento em pequenas empresas. Ao longo dos anos, parcerias com o estado se formaram para levar novas tecnologias para dentro do mercado, e vêm dando bons frutos.

Hugo

Hugo Medeiros – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

INSCREVA-SE AQUI, É DIGITAL E GRATUITO!


Esse projeto faz parte da iniciativa do STARTUPI em dar voz a todas as Comunidades de Startups em todos os estados do Brasil e da criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi, anunciados aquiPara acompanhar todos os eventos e programas, assine nossa Newsletter e siga o Startupi nas redes sociais.