O Facebook, em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ e a Micro Rainbow International Foundation, está com inscrições abertas para o Programa Aceleração de Negócios LGBTIQ+ até o dia 16 de julho. A iniciativa vai beneficiar até 200 empreendedores.

O projeto começará em agosto deste ano com cursos on-line, oficinas, mentoria e encontros com especialistas de marketing e negócios, além de recursos como créditos para anúncios na plataforma e ofertas exclusivas de parceiros do programa, para que empreendedores possam desenvolver suas empresas e aumentar seu potencial de vendas. Ao todo, serão dez meses de capacitação, divididos em cinco ciclos.

O primeiro ciclo, de agosto a outubro, terá aulas ao vivo voltadas para habilidades de gestão de negócios. Serão abordados os tópicos “Planos de Marketing e Comercial”, com conceitos de público-alvo, Design Thinking e como vender assertivamente e, também, “Planos Administrativos e Financeiros”, com noções de precificação, análises de mercado e fluxo de caixa e atração de investidores.

Já o segundo ciclo, em novembro, serão realizadas oficinas com especialistas abordando os temas “Divulgação do Negócio” e “Noções de Regulamentação da Empresa”. Entre as lições estão as de como criar anúncios no Facebook e Instagram e estabelecer a presença do negócio no WhatsApp. O terceiro ciclo, entre dezembro e janeiro, será de mentorias em grupos para aprofundar e discutir os conhecimentos, tarefas e habilidades desenvolvidas nos ciclos anteriores.

Por fim, o ciclo 4, em fevereiro, contará com oficinas para debater temas relacionados à causa LGBTIQ+ e outros grupos que são minorias, como cidadania, direitos, saúde, diversidade e inclusão nas empresas, com o objetivo de sensibilizar os empreendedores sobre questões importantes para a comunidade. Para fechar o curso, o ciclo 5, entre março e maio, compreenderá uma avaliação extensiva para avaliar a aplicação e os impactos do programa nos negócios de cada um dos participantes.