Segundo o Índice de Diversidade de Gênero (IDG), elaborado pela Kantar, apenas 10% das 668 maiores empresas da Europa com ações na bolsa apresentam equilíbrio entre homens e mulheres em seus quadros de liderança. Mesmo com um percentual baixo, os resultados são melhores do que nos anos anteriores. De 2012 a 2020, a quantidade de mulheres que ocupavam cargos de liderança no mundo dobrou — de 10% para 20%.

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 23,5% das mulheres com mais de 25 anos possuem ensino superior, a porcentagem de homens é de 20,7%. Para a área de negócios, as mulheres também são maioria nas pós-graduações. Segundo um estudo da Expertise Educação, 56% dos alunos na área de administração e negócios são do gênero feminino.

Para incentivar e ajudar as mulheres que desejam alcançar cargos de liderança, cinco executivas reuniram dicas de livros de suas áreas de atuação. Confira:

Fernanda Inomata, Head de Assuntos Institucionais do Pravaler

  • Originais – como os inconformistas mudam o mundo

Um livro para abrir a mente. Muitos pensam que apenas gênios são inovadores, mas essa leitura mostra que todos podem ser inovadores. Na liderança,é importante ter uma postura inconformada e também fomentar a inovação nos times.

  • Os 5 desafios das equipes

O título fala sobre relações de confiança e mostra o quanto essa é a base para o bom funcionamento de qualquer time. Se for assumir algum cargo de liderança, este livro é leitura obrigatória. As reflexões que o autor traz com certeza auxiliarão na relação entre líder e liderados.

Tatiana Rodrigues, CMO da Ahgora

  • Sincronicidade – O caminho interior da liderança | Joseph Jaworski, introdução Peter Senge

Neste guia, o autor ensina a desenvolver o tipo de liderança indispensável em nosso tempo: a habilidade de moldar o futuro coletivamente. Ao narrar sua história pessoal, Joseph Jaworski apresenta ao leitor uma revolucionária concepção de liderança que se aplica a todos os tipos de líderes. Com estilo claro e cativante, ele encoraja e ilumina todos aqueles que lutam para realizar as profundas transformações necessárias para o século 21, tanto na esfera pública quanto na vida individual.

  • 108 contos e parábolas orientais | Monja Coen

Monja Coen reúne pequenos textos que têm por objetivo provocar no leitor o anseio por um encontro profundo e verdadeiro com sua própria natureza. No budismo, os textos selecionados pela mestre que são histórias verdadeiras, episódios vivenciados por praticantes e monásticos em diferentes partes do mundo são chamados de Coans. E neles estão contidas porções de sabedoria que, se bem aplicadas ao cotidiano, não só dos praticantes do budismo, mas de qualquer pessoa, poderão trazer entendimentos para os questionamentos da vida moderna.

Maria Eduarda Ramos, Head de Marketing da ATTA

  • Empreendedorismo para Subversivos | Facundo Guerra

“O empreendedorismo é um caminho duro, dolorido e quase sempre fadado ao fracasso”. Com linguagem direta e uma visão realista sobre o empreendedorismo, a obra traz um misto de autobiografia e lições de negócios aprendidas por Facundo Guerra ao longo dos altos e baixos da sua trajetória como pessoa e empreendedor. É uma ótima opção para quem quer fugir da tradicional visão sobre empreendedorismo.

  • A Vingança Veste Prada | Lauren Weisberger

Continuação do Diabo Veste Prada, a obra se passa 10 após a saída de Andy da revista Runway. Na direção da sua própria revista, com uma vida totalmente diferente e cheia de conquistas pessoais, Andy ainda sofre com fantasmas deixados pela sua antiga chefe. Embora a história seja conhecida pelo seu cenário no mundo da moda, o livro é uma boa opção para líderes e gestores compreenderem de forma simples os reflexos de um assédio moral dentro do ambiente de trabalho.

  • A Grande Jogada | Molly Bloom

O livro conta a trajetória de Molly Bloom, de ex-atleta até se tornar uma das maiores empresárias no ramo de pôquer dos EUA. A obra é composta por relatos pessoais de Molly e nos mostra as dores e ganhos de ser uma mulher de destaque em um ambiente predominantemente masculino e de muita competitividade. É uma leitura fluida e ótima para distrair a mente do cotidiano.

Marina Leite, Head de Desenvolvimento de Negócios e Relações com Investidores da Invisto

  • Ponte Para Inovação, de Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio

Um guia para a criação de ecossistemas de inovação com perfil empreendedor. Ao apresentar os 32 vetores que tornaram Florianópolis um dos ambientes mais competitivos para o desenvolvimento de negócios nas áreas de tecnologia e inovação no Brasil, esse livro oferece um eficiente roadmap para gestores públicos e para gestores de inovação de grandes empresas, assim como para empreendedores e investidores, nacionais e internacionais. Entusiastas e também protagonistas da trajetória de sucesso do ecossistema de inovação de Florianópolis, Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio criaram uma obra abrangente, inédita, que pretende contribuir para o fortalecimento e para a expansão da cultura de empreendedorismo e de inovação no país.

Bruna Allemann, Especialista em Educação Financeira da Acordo Certo

  • O milagre da manhã: o segredo para transformar sua vida de Hal Elrod

Uma linda história de vida, novos hábitos, perseverança e persistência. Mostra o quanto alguns pequenos minutos organizados e tornados como um hábito na vida são imprescindíveis para a evolução pessoal e profissional. É uma boa leitura para resgatar sempre que necessário, como em momentos de muitas tarefas acumuladas. O livro é um grande apoio para os profissionais do mercado financeiro, que lidam diariamente com o dinamismo.

  • Princípios do Estrategista: o bom investidor e o caminho para a riqueza, por Felipe Miranda

Escrito por um dos maiores executivos do mercado financeiro da atualidade, a leitura te ensina a investir e entender o mercado de forma geral. Porém, muito mais que isso, o livro proporciona uma grande virada de chave para a prática da empatia e respeito à opinião do próximo. Essa é uma leitura sobre inspiração, poder, fazer, arregaçar as mangas e observar todas as oportunidades ao redor.

  • A Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike, por Philip H. Knight

Esse é um livro para quem gosta de conhecer a história por trás de grandes empresas e marcas. Um relato incrível que todos deveriam ler, explorando os bastidores da criação de um grande selo, o que consiste em desafios, riscos e todos os problemas que existem ao se apostar em um negócio. Essa é uma leitura inspiradora.