Se você já tropeçou na calçada ou bateu em um poste enquanto enviava uma mensagem de texto, você não está sozinho. Pensando nisso, o Google anunciou a criação do Heads Up, um novo recurso do aplicativo “Bem-estar digital” que ajuda a lembrar o usuário de estar atento ao que está ao seu redor enquanto estiver em movimento. 

Se a tela do telefone estiver desbloqueada e ele estiver andando, receberá um leve toque para olhar para cima e prestar atenção. A versão está disponível apenas na versão beta do programa. O recurso é acionado ao caminhar e caso o usuário conceder a permissão de localização, o programa também levará em consideração se ele está ao ar livre ou não.

Ele também deve funcionar durante uma corrida, uma vez que os sensores de movimento do telefone detectarão que a pessoa está se movendo com mais intensidade. Além disso, o aplicativo usa sensores que detectam o movimento para saber se o usuário está caminhando ou não naquele momento, enquanto a localização é usada para saber se ele está andando em ambientes fechados ou ao ar livre.

“A permissão de localização é opcional, mas contribui para uma experiência melhor, identificando situações que são mais prováveis ​​de serem perigosas e requerem sua atenção. Esses dados são usados ​​apenas no dispositivo e nunca são compartilhados com o Google”, informa a empresa. “Nós apenas coletamos dados generalizados quando um usuário interage com notificações de alerta”, completa.

O Google alerta que embora tenha testado esse recurso para ser o mais preciso possível, o usuário não deve depender exclusivamente dele para se manter seguro. “Sempre use seu bom senso e use este recurso como um lembrete gentil quando você se distrair enquanto caminha”, finaliza.