Ir para o conteudo

Fintech Investtools recebe investimento da Vórtx

A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, fez um investimento estratégico na Investtools, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado financeiro. Atualmente, a Investtools atende mais de 40 gestoras, somando R$ 122 Bilhões de AUM sob gestão. Com a parceria, a fintech pode chegar a deter até 25% da participação e uma cadeira no conselho de administração na Investtools. Juntas, as companhias pretendem transformar o mercado com tecnologia e buscar a consolidação no mercado de fundos de líquidos e estruturados, que, no Brasil conta com mais de R$ 8 trilhões de patrimônio sob custódia, segundo dados da ANBIMA. Os valores do investimento não foram divulgados.

A parceria vai impulsionar as participações da Investtools no mercado de estruturados e a da Vórtx no mercado de líquidos. O CEO da Investtools, David Gibbin, comemora a parceria com a Vórtx e aposta que ambas as empresas, além do próprio mercado, se beneficiarão do intercâmbio de expertises, de parcerias na criação de novos produtos e do aprimoramento tecnológico dos serviços prestados: 

“É um alinhamento que tem o enorme potencial de trazer mais inovação ao mercado financeiro, área em que sempre atuamos com excelência. Para a Investtools, abre as portas para o mercado de fundos estruturados. Para a Vórtx, facilita o caminho nos fundos líquidos. Essa integração inaugura, ainda, um novo modelo de negócio, em que oferecemos nossos produtos dentro do Vórtx One, tornando a experiência mais fluida e simples para os clientes.”

David Gibbin

David Gibbin,CEO da Investtools.

A aquisição marca o quarto investimento da Vórtx nos últimos três anos, sendo o terceiro em empresas de tecnologia, além de dar continuidade ao projeto anunciado na captação da empresa, em março. A Investtools também é especialista na tecnologia blockchain, com uma experiência somada à da Vórtx, que recentemente investiu também na Parfin. 

Para Juliano Cornacchia, CEO e cofundador da Vórtx, este é mais um passo na dinâmica de trazer tecnologia para evoluir em soluções cada vez mais integradas. 

“Com esse investimento a Vórtx une, mais uma vez, os serviços de backoffice e as features necessárias para operação em um único lugar, gerando uma integração nativa das duas atividades, evitando que os clientes precisem contratar essas duas coisas em lugares distintos. Com o aporte na Investtools, esse já é a terceiro investimento da Vórtx nesse sentido, em 2019 a Vórtx adquiriu a Vorasys, antiga BCINf, integrando funcionalidades de enquadramento, precificação e risco na plataforma e, no começo desse ano, fez um

investimento na Parfin, para integrar funcionalidades que viabilizam o investimento em criptoativos pelos seus fundos ou carteiras administradas”, comenta Cornacchia. 

Modelo será similar ao da AWS 

A parceria impulsiona o DNA de inovação de duas empresas que apresentam novas formas de pensar nos bastidores do mercado de capitais. O investimento inaugura um novo ecossistema integrado, em um modelo de negócio semelhante ao Amazon Web Service (AWS) para o mercado de capitais, em que todos os serviços necessários à operação são oferecidos em um só ambiente. 

Com a integração entre as plataformas o cliente terá acesso às funcionalidades do Perform It, principal produto da Investtools, um software para controle do fluxo operacional de gestoras de fundos de investimento, dentro do Vortx One. Além disso, os recursos permitirão à Investtools acelerar a recente entrada no mercado de fundos de previdência privada. 


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.