Startup que transforma carbono em ração animal recebe aporte

A Deep Branch, startup britânica de reciclagem de dióxido de carbono, anunciou que concluiu uma rodada de investimentos Série A de € 8 milhões. O investimento complementa um combinado de € 4 milhões em financiamento não dilutivo garantido por projetos financiados por subsídios do Reino Unido e da UE programados do quarto trimestre de 2020 ao primeiro trimestre de 2023.

A Novo Holdings e a DSM Venturing lideraram a rodada, com a participação da Total Carbon Neutrality Ventures e Barclays Sustainable Impact Capital. Johan Hueffer, sócio sênior da Novo Holdings, e Rob Beudeker, Diretor de Investimentos da DSM Venturing, farão parte do Conselho de Administração do Deep Branch. Lars Topholm, chefe de pesquisa do Carnegie Investment Bank na Dinamarca e membro não executivo do conselho do Deep Branch desde 2019, foi eleito presidente do conselho. 

História da Deep Branch

A Deep Branch aborda a sustentabilidade da pecuária e a redução das emissões de dióxido de carbono com sua tecnologia de CO2 para proteína, criando o primeiro caminho escalonável para um processo de geração de proteína verdadeiramente sustentável a partir de um produto residual. Seu ingrediente revolucionário, Proton, não é apenas um ingrediente para rações mais ecologicamente correto, mas também fornece um suprimento regular de uma proteína a granel com preço estável, preço competitivo e nutricionalmente ideal.

“Um dos principais objetivos da estratégia da Novo Holdings é aumentar nosso investimento em empresas de biotecnologia que possam demonstrar escalabilidade e geração de valor a longo prazo”, diz Johan Hueffer, sócio sênior da Novo Holdings. “A descarbonização é fundamental para atingir as metas de emissões líquidas zero, e a Deep Branch está posicionada para ser uma tecnologia líder à medida que aumenta a demanda por soluções inovadoras”.

“A proteína é vital para uma boa saúde, mas produzi-la é um dos maiores contribuintes de gases de efeito estufa. Na DSM, estamos aplicando nosso know-how científico para alimentar o mundo de forma mais sustentável, reduzindo a pegada de carbono da criação de animais e criando alternativas para a alimentação de peixes capturados na natureza. Deep Branch tem tecnologia potencialmente transformadora e estamos ansiosos para nos tornarmos um investidor”, destaca Pieter Wolters, Diretor Executivo da DSM Venturing.

O financiamento da Série A permitirá a conclusão do Scale-Up Hub da Deep Branch no Brightlands Chemelot Campus, produzindo os primeiros lotes em escala piloto de Proton para validação nutricional completa com os principais produtores de ração da Europa, incluindo BioMar e AB Agri. Também permitirá que a empresa forneça informações sobre o trabalho de design de engenharia para sua primeira instalação de produção em escala comercial. 

O que dizem os investidores

“Tendo encontrado a equipe Deep Branch pela primeira vez há dois anos, é impressionante ver a progressão da primeira prova de conceito ao ajuste fino das receitas certas para Proton com os principais parceiros da indústria de rações. Deep Branch está agora colocando no lugar os blocos de construção necessários para acelerar o dimensionamento da produção e estamos entusiasmados em ajudar a impulsionar seu impulso. Sua inovação pode ser fundamental para descarbonizar a indústria agroalimentar, que hoje é responsável por cerca de um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa anualmente”, diz Cindi Choi, diretora-gerente da Total Carbon Neutrality Ventures.

“A tecnologia da Deep Branch tem potencial para fazer parte da solução para superar os maiores desafios ambientais de nosso tempo. Sua abordagem amiga do carbono para a produção de alimentos sustentável apoiará a transição para uma economia de baixo carbono e estamos entusiasmados por fazer parte do próximo estágio de seu crescimento”, acrescenta James Ferrier, Diretor de Investimentos Principais do Barclays.

Esta rodada de investimento se baseia em um ano excepcional para Deep Branch, incluindo um destaque recente do Fórum Econômico Mundial como um dos mais impactantes e comercialmente viáveis ​​ampliações de escala como parte do The Circulars Accelerator.

“O suporte financeiro e a ampla experiência que esta rodada de investimento nos traz irão acelerar a execução de nossa visão. Isso reflete nossa forte ênfase na colaboração, complementando nossas parcerias existentes trazendo novos aspectos da cadeia de valor, incluindo hidrogênio, escalonamento de bioprocessos e finanças comerciais”, diz Peter Rowe, CEO da Deep Branch. “Consideramos nossa tecnologia uma plataforma que iremos alavancar para abordar novos mercados com Proton, bem como expandir nossa linha de produtos para mais produtos baseados em CO2.”  

Rowe afirma sobre o que é preciso para levar o Deep Branch ao mercado. “Estamos concluindo um exercício de mapeamento para determinar a localização ideal para nossa primeira unidade de produção comercial Proton. A posição de liderança mundial da Noruega na indústria do salmão e na produção de hidrogênio de baixo carbono torna-o ideal do ponto de vista de compra e entrada, colocando-o no topo de nossa lista. Para cumprir nossa meta de produção comercial até 2023, já começamos a envolver os parceiros necessários para tornar isso uma realidade”, finalizou.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.


O Startupi Innovation Tour – maior imersão no ecossistema de inovação e startups do País, abre a temporada 2021 com uma edição especial AGTECH. Você irá interagir com os anfitriões da AgriHub, SP Ventures, Raízen e Agronow, conhecer suas iniciativas e descobrir porque essas empresas estão fazendo a diferença no setor de agronegócio. FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI!

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.