O Méliuz, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais por meio de uma plataforma integrada de marketplace e serviços financeiros, anunciou que fechou um acordo para a aquisição de 51,2% das ações representativas da Picodi.com. A negociação movimentou, aproximadamente, R$ 120 milhões, conforme fato relevante divulgado ao mercado.
Fundada em 2010, a Picodi.com é uma plataforma internacional de comércio eletrônico, que reúne cupons de descontos e códigos promocionais, presente em todos os cinco continentes, em mais de 40 países e em 19 línguas diferentes.
“Começamos nosso relacionamento com os empreendedores da Picodi em dezembro de 2017. Neste período, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o time e nos certificar de que temos culturas semelhantes e que eles teriam os ingredientes necessários para executar a nossa estratégia de internacionalização”, revela Israel Salmen, CEO e fundador do Méliuz.
A Picodi conecta, mensalmente, mais de 12 mil lojas online a 4 milhões de usuários, o que lhe garante uma sólida relação com o mercado online mundial. Recebem cerca de 68 milhões de visitas por ano, sendo que 71% é proveniente de tráfego orgânico e composto por usuários qualificados, o que contribui para um baixo custo de aquisição de clientes.
A plataforma apresentou uma receita líquida de mais de R$ 30 milhões, entre dezembro de 2019 e novembro de 2020. É uma empresa lucrativa, que apresenta geração de caixa positiva e que não tem dívidas. Com uma grande experiência em internacionalização, a Picodi possui 94 funcionários alocados na Cracóvia, cidade escolhida por várias empresas de tecnologia e bancos de investimento.
Com 10 anos de mercado, o Méliuz atua em parceria lojas online brasileiras e é líder em seu setor. Com esta aquisição – a primeira após o IPO -, a companhia amplia sua abrangência de maneira global, diversificando não só a receita geográfica, mas também aumentando a gama de parceiros e as avenidas de crescimento.
“Vamos unir nosso know-how à presença internacional e à tecnologia escalável da Picodi, aproveitando a base qualificada que eles possuem para desenvolver um modelo de negócios bem sucedido e sustentável, assim como fazemos no Brasil”, completa Salmen.
Mesmo com esta importante aquisição, as estratégias e planos de crescimento da companhia, com foco no Brasil – como aceleração do crescimento do Marketplace e do Cartão Méliuz, além de testes e lançamentos de outros serviços financeiros -, permanecem inalterados. Da atual equipe de 178 pessoas, apenas dois, que são sócios da companhia, passam a focar na operação da Picodi.
O acordo de aquisição ainda será submetido à validação pelos acionistas da companhia em Assembleia Geral Extraordinária. O Méliuz também acordou uma opção de compra dos 48,8% de ações restantes da Picodi, com os atuais acionistas da empresa. Elas serão adquiridas a partir do cumprimento dos objetivos operacionais, acordados entre as empresas.
“Hoje, mais do que nunca, reforçamos nosso sentimento de que o IPO foi o nosso ‘Day One’ e que estamos só no começo. A aquisição da Picodi nos abre uma nova avenida, complementar ao plano que temos dedicado para expandir nossa presença no Brasil, que nos permitirá crescer pelos próximos 10 a 20 anos”, comemora Salmen.