A Locaweb anunciou duas importantes aquisições logo após um bem-sucedido follow-on. A companhia, que fez IPO há um ano e boa parte dos recursos foram utilizados em importantes aquisições, acaba de avançar na estratégia de M&A com as seguintes compras: a Credisfera, fintech que oferece soluções de crédito para PMEs e permitirá que a Locaweb passe a oferecer mais esse serviço para os seus clientes de forma simples e integrada e a Doocaplataforma de e-commerce de fácil uso, moderna, com design avançado e que cresceu mais de 650% em 2020. 

Nas transações, a Locaweb adquire 100% das duas companhias, sendo R$ 26,6 milhões pela Credisfera e R$ 26,5 milhões pela Dooca. Os empreendedores ainda poderão ter direito a receber earnouts, que estarão vinculados ao atingimento de metas estipuladas pelo grupo. Seguindo o modelo de atuação da Companhia em outras aquisições, os sócios fundadores das duas empresas permanecerão nas operações e manterão os times de colaboradores.

Com mais essas aquisições, a companhia segue consolidada como o mais completo ecossistema de soluções tecnológicas para e-commerces e PMEs. “Há um ano fizemos o IPO, realizamos 6 importantes aquisições e construímos o mais completo ecossistema de soluções de e-commerce para PMEs do Brasil. Estamos animados em anunciar mais duas importantes aquisições, logo após o follow on, fortalecendo a nossa estratégia de M&A.” afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb. “Criamos uma metodologia muito acertada para fazer aquisições e integrá-las, o que foi reconhecido pelo mercado dado o sucesso do nosso Follow On.” completa Cirne.

Fernando Cirne, CEO da Locaweb.

História da Credisfera

A história da Credisfera começou em 2015, na cidade de São Paulo, quando os sócios enxergaram uma enorme oportunidade de mercado ao unir empresas que precisam de crédito com quem pode oferecer esses recursos. A ideia era relativamente simples, uma vez que quem precisava de dinheiro recorria somente as instituições financeiras tradicionais e quem tinha recursos para serem aplicados, também procuravam as mesmas instituições, que funcionavam como intermediários.

Foi daí que surgiu a ideia de facilitar essa conexão entre as pontas, de forma simples, descomplicada e fazendo muito uso da tecnologia para gerar as melhores negociações. Desde então, a companhia se especializou em atender PMEs e já fez importantes parcerias nesse sentido, oferecendo crédito para consultores de Venda Direta de renomadas companhias e vendedores de marketplaces.

Outro grande diferencial da Credisfera é a vasta experiência que os sócios fundadores têm no mercado de crédito. Eles tiveram importantes passagens por empresas como Itaú, Unicard, Banco Real, Unibanco AIG Seguros, entre outras. “A Credisfera é uma plataforma extremamente sofisticada de oferta de crédito para PMEs. A estratégia da Locaweb ao adquirir essa Fintech é oferecer uma solução integrada unindo a capacidade tecnológica e inteligência de crédito da Credisfera ao ecossistema de ecommerce da Locaweb.” afirma Rafael Chamas, CFO e Diretor de Relações com Investidores da Locaweb.

“A Locaweb possui uma base de mais de 400 mil empresas, muitas que já vendem online e precisam de crédito para evoluírem os seus negócios. Como temos bastante conhecimento e previsibilidade dessa base, teremos condições de oferecer empréstimos com taxas extremamente competitivas, de forma simples e integrada” completa Chamas.

História da Dooca

Falando sobre a Dooca, a história também começou em 2015, na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, quando os fundadores decidiram montar uma agência para criação sites e e-commerces. Percebendo uma latente demanda das pequenas empresas por lojas virtuais, decidiram criar uma plataforma que fosse fácil de usar, com boa experiência do usuário e descomplicada, para facilitar a entrada dessas no mundo digital.

Desde 2019, a Dooca vem consolidando um programa de parceria com agências de publicidade, que junto com outros canais de aquisição, teve um crescimento exponencial de mais 650% em números de clientes e um ARR (Receita Anual Recorrente) de R$ 5 milhões.

“A Dooca construiu uma plataforma extremamente fácil de usar e que permite que pequenas empresas se digitalizem e comecem a vender online rapidamente. Vamos aproveitar todo o potencial do atual ecossistema de e-commerce da Locaweb e agregaremos mais essa solução, oferecendo ao mercado o que há de melhor para quem pensa em vender online.” afirma Willians Marques, Diretor Geral da Locaweb Commerce, responsável por todas as unidades de soluções para e-commerce da companhia.

“As sinergias incluem a entrada da Dooca no robusto ecossistema de Commerce da Companhia, passando a oferecer para toda a sua base de clientes a solução de pagamentos Yapay, as integrações com mais de 30 marketplaces e Store-in-Store do Ideris, soluções de logística com o Melhor Envio, as APIs de pagamentos recorrentes da Vindi e todo o portfólio de marketing digital com a Social Miner e All In.” completa Marques.

O que dizem os fundadores das empresas adquiridas

Os fatores que motivaram os fundadores dessas duas empresas a venderem as suas operações foram muito parecidos. Ambos enxergam o enorme potencial de sinergia com a base de clientes da Locaweb, um forte alinhamento de cultura e principalmente, a autonomia para seguirem os seus planos e contarem com mais recursos para isso, sejam financeiros ou intelectuais.

“O incentivo a inovação, o cuidado com as empresas adquiridas e o foco no cliente foram fatores fundamentais na hora de escolhermos a Locaweb. A ideia começou como uma possibilidade de parceria estratégica e o match foi tão grande que evoluiu para uma aquisição”, afirma Eduardo Peixoto, cofundador da Credisfera.

“Sabemos que o mercado de e-commerce ainda vai crescer muito nos próximos anos, mas precisávamos do suporte de um grande grupo para continuarmos a nossa jornada. Algumas empresas nos procuraram no último ano, mas escolhemos a Locaweb, que nos deixou extremamente tranquilos e com as expectativas alinhadas para mantermos o desenvolvimento do produto com toda a autonomia. Essa proposta de continuidade e evolução fez toda a diferença na hora de tomarmos a decisão”, afirma Dieter Fritsch, cofundador e CEO da Dooca.

Outras aquisições

Em setembro do ano passado, a Locaweb anunciou a aquisição da Social Miner, empresa que oferece tecnologia e soluções para e-commerces e varejistas aumentarem as vendas, conversões e diminuírem o custo de aquisição de clientes, usando Big Data e Inteligência Artificial. O valor divulgado foi de R$ 22,2 milhões.

Uma semana depois, foi a vez da Etus, empresa que oferece solução para gestão e marketing digital em redes sociais do mercado, por R$ 18,95 milhões. A plataforma ajuda empresas a fazerem essa gestão completa em um único ambiente, com o intuito de simplificar esse processo.

Em dezembro, anunciou a aquisição de 100% do Ideris, plataforma de tecnologia de integração multicanal, pelo valor de R$ 18,3 milhões. Na mesma semana, adquiriu de 100% das cotas de participação do Melhor Envio pelo valor de R$83 milhões. Em janeiro, anunciou a aquisição da ConnectPlug, plataforma que reúne soluções de PDV, ERP e autoatendimento para restaurantes, comércio e varejo em geral. O valor foi de R$18 milhões.