7 passos para escalar sua startup

* Por Gabriel Malinosqui

Todo empreendedor sonha com o crescimento de seu negócio. No caso das startups, isso pode acontecer em um curto período de tempo devido a cultura de crescimento com foco em criatividade, abertura para participação dos funcionários, investimentos de riscos, entre outros fatores.

O crescimento de uma startup tem relação direta com sua escalabilidade. Uma startup é considerada escalável quando consegue expandir bastante seu número de clientes, usuários e/ou faturamento de forma acelerada sem aumentar seus custos na mesma proporção.

Para te ajudar a escalar sua startup, elenquei 7 passos importantes para serem considerados em seu negócio:

Tenha um bom modelo de negócio

O primeiro passo para conseguir escalar sua startup é ter um bom modelo de negócio. Para isso, uma série de princípios precisam ser analisados pelo empreendedor para o funcionamento do negócio. Por exemplo, o modelo de receita é recorrente e sustentável? Os fornecedores da empresa são bons? Os cronogramas seguidos estão funcionando conforme o planejado? A forma de financiamento escolhida é adequada? Essas e outras questões são fundamentais para entender se a startup precisa passar por alterações para conseguir ser escalável.

Entenda o seu mercado

Para escalar sua startup, é necessário entender qual seu público de interesse, suas dores, seus interesses e desejos para que você possa entregar uma boa proposta de valor. O Business Model Canvas pode auxiliar a definir essas questões. 

Também, é preciso estudar os números de mercado e a previsão de crescimento no nicho de startup escolhido para poder realizar seu planejamento. Além disso, é fundamental identificar o que os concorrentes já oferecem a esse público e como seria possível inovar e agregar valor, se diferenciando dos demais. Para isso, é possível realizar pesquisas de mercado e até mesmo conversar com clientes em potencial para melhor entender suas necessidades.

Estruture bem a sua equipe

Para conseguir escalar sua startup, é necessário um time qualificado e bem organizado. Para isso, é importante que os funcionários tenham fit cultural com a empresa e que o dia a dia de trabalho garanta a sua motivação. Ter um bom método de trabalho também se faz necessário para garantir a eficiência da equipe. Além disso, é importante que as pessoas acreditem naquele sonho assim como você. Esse passo é essencial para poder oferecer o melhor resultado possível aos clientes.

Também, poder contar com co-fundadores pode ser peça fundamental, já que cada um pode contribuir com uma visão diferente do negócio e, juntos, é possível enxergar além.

Invista em planejamento

Para atingir seu objetivo, é importante ter um planejamento bem estabelecido. Por isso, é essencial ter clareza do que precisa ser feito para escalar sua startup. É recomendado estabelecer planos de curto e longo prazo e saber planejar por etapas, pois caso algum investidor ou investidor em potencial entre em contato, é preciso saber explicar a ele qual o próximo passo da empresa. Para realizar este planejamento é importante levantar as principais dificuldades e possíveis soluções.

Por isso, reflita: a sua startup possui um gargalo? Se sim, onde é que ele está e o que é possível fazer para resolvê-lo? Reuniões com a equipe podem ajudar nessa tarefa. O planejamento também pode ser importante para desenvolver bons processos, que são testados, estabelecidos e replicados.

Realize testes

Os testes permitem identificar possíveis falhas nos produtos/serviços, processos e/ou em áreas da empresa. Um erro muito comum dos empreendedores é acreditar na ideia de que seu produto/serviço é bom sem comprovar de fato.

Assim, realizar testes é fundamental para entender se todo o investimento de tempo, dinheiro e demais recursos valerão a pena e viabilizarão escalar sua startup. Por isso, faça pesquisa com clientes, fornecedores, desenvolva um mínimo produto viável, entre outros, até encontrar o market fit.

Organize as finanças

Uma das maneiras de conseguir escalar sua startup é através de investimentos. Os investidores e instituições financeiras costumam avaliar a organização financeira e contábil das startups antes de conceder crédito ao negócio. Por isso, ter todas essas informações organizadas pode ser muito importante.

Entenda a importância do investidor

Ao escalar sua startup, o investidor pode ter papel fundamental. Além do capital aplicado, ele pode passar conhecimento para o negócio, ter um networking relevante para o negócio e auxiliar o posicionamento do produto/serviço no mercado. Para esse profissional é vantajoso que seu negócio decole, portanto, essa ajuda pode ser bem-vinda e importante.

Espero que essas dicas possam te ajudar a escalar a sua startup!


Gabriel Malinosqui é formado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista.  É apaixonado por empreendedorismo e quer mudar a vida das pessoas com tecnologia. Valida startups digitais desde os 17 anos e após aprender bastante com o mercado, fundou com outros sócios a ez.devs, empresa com foco em ajudar pessoas a tirarem seus produtos digitais do papel. Desde então já contribuiu para a evolução dos projetos de mais de 20 startups de todo o Brasil!

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.