A Sensix, startup que atua no processamento e análise de dados de drones, satélites, amostras de solo, sensores e máquinas com foco em maximizar a rentabilidade do agricultor, recebeu recentemente um investimento do fundo anjo, sob a gestão da DOMO Invest e agora se prepara para expandir suas operações comerciais e investir no marketing. Outro parceiro investidor, a Silver Angels, também investiu na startup, totalizando um round de R$1 milhão.
A agtech vem crescendo a uma taxa de mais de 100% ao ano desde 2017. “A Sensix visa ser a maior e mais completa plataforma de manejo inteligente de lavouras do mundo, otimizando custos, aumentando produtividade e automatizando operações em fazendas com o uso de data analytics e Inteligência Artificial. Com mais de 400 mil hectares atendidos atualmente somente no Brasil, a projeção é atender 1 milhão de hectares até o fim de 2021 em 5 países. Além disso, queremos encontrar modelos escaláveis de vendas do produto desenvolvido até aqui, visando consolidar canais robustos que sustentem o crescimento”, explica Carlos Ribeiro, um dos sócios da startup.
Desde a sua fundação, a Sensix auxilia agricultores no manejo das lavouras por meio de sua plataforma digital FieldScan. Os dados são coletados diretamente pelo produtor ou por uma rede de consultores/operadores especializados em agricultura de precisão, que são então inseridos na plataforma, e a partir daí realiza análises. A solução tem como intuito auxiliar o produtor na tomada de decisão e gerar mapas de aplicação otimizada de insumos. O software desenvolvido pela Sensix permite identificar a variabilidade do estado nutricional da plantação, mapear a fertilidade do solo, quantificar a população de plantas, detectar plantas daninhas e pontos de incidência de pragas/doenças e identificar áreas mais produtivas que outras.
Essas informações são obtidas por diversas fontes de dados e fornecem flexibilidade para executar coletas de acordo com o cronograma da fazenda. A startup atende hoje grandes empresas do agronegócio como a Raízen, Philip Morris International e Algar Farming. “O mercado agrícola é um dos que mais crescem no Brasil e no Mundo, dando robustez à nossa economia, e sendo fortemente impulsionado pelas fortes demandas alimentares de países como China e Índia. Com milhares de oportunidades de aumento de eficiência na produção, nossa solução atende um mercado de quase R$1bi somente no Brasil, mais que dobrando quando expandimos para países como Argentina e Estados Unidos”, comenta ainda Thomaz Lemos, cofundador da Sensix.
Sobre o potencial da startup, Franco Portillo, gestor do fundo anjo e sócio da DOMO Invest, destaca: “Encontramos na Sensix todos os atributos que buscamos em um empreendimento. A inovação que oferece ao mercado em forte expansão, o amadurecimento do seu negócio, o foco em tecnologia e sustentabilidade e um crescimento orgânico que certamente se alavancará com estes investimentos e colocará a startup em outro patamar nos próximos meses”.
André Vercelli, um dos fundadores do Silver Angels ao lado de Alexandre Bastos, também ressalta o potencial da startup e a competência do time: “Nós, do Silver Angels, gostamos de investir em startups com empreendedores e negócios com propósitos claros e transformadores. É o caso da Sensix, que atua num mercado muito relevante, com soluções tecnológicas que agregam produtividade e rentabilidade aos clientes. Estamos muito felizes com o investimento e com a oportunidade de manter uma relação próxima e transparente com o time Sensix (muito sério e competente). Uma bela história”, conclui.