A Softplan, uma das principais desenvolvedoras de software do Brasil adquiriu 51% das cotas da scale-up Checklist Fácil, desenvolvedora de software de criação e aplicação de checklists, auditorias, inspeções e planos de ação. Com operação, a Softplan passa a ter o controle acionário da scale-up, que está avaliada em R$ 46 milhões. Novos aportes estão previstos pela companhia nos próximos anos, com a evolução do negócio, que seguirá com atuação independente nos seus segmentos e com os cofundadores como executivos e acionistas.
O anúncio faz parte da estratégia da nova área de M&A da Softplan, para gerir fusões e aquisições da companhia. A aposta da empresa com aquisições busca fortalecer as atuais unidades de negócios e ampliar o portfólio com investimentos estratégicos em mercados complementares.
O investimento na scale-up irá ampliar a atuação da Softplan no mercado privado, atuando em novas verticais de negócios com uma solução transversal. Outra aposta é na sinergia com produtos atuais das verticais de negócios da Softplan, garantindo projeção de crescimento pelos próximos anos. Com esta aquisição, a Softplan ultrapassa a marca de 6 mil clientes. “Desde a nossa fundação, sempre promovemos a transformação digital, a digitalização e a desmaterialização dos processos e fluxos de trabalho. A solução desenvolvida pela Checklist Fácil busca promover a eficiência operacional e está completamente alinhada com o propósito da Softplan”, comenta Guilherme Tossulino, executivo que passa a responder pela recém-criada diretoria de M&A da Softplan.
Para a Checklist Fácil, a sinergia da missão e dos valores com a Softplan foi o diferencial para a negociação. “Apesar de muitos fundos de investimento atrelarem a sua tese de smart money, encontrei na Softplan uma estrutura sólida, conhecimento e experiência de mercado que vai agregar para o negócio da Checklist Fácil como um todo. Esse alinhamento focado na transformação digital real em todos os segmentos é a missão das duas empresas e vai continuar sendo o nosso norte daqui pra frente”, afirma Rafael Zambelli, CEO da Checklist Fácil.
O software da Checklist Fácil está presente em 14 países, em 10 segmentos de mercados diferentes e já aplicou mais de 10 milhões de checklists. Entre os grandes clientes estão nomes como Toyota, Unilever, Natura, C&A, AMBEV, Cacau Show, Pizza Hut, Renault, Centauro, Posto Ipiranga e Smart Fit. Todos os clientes da scale-up permanecerão sendo atendidos pela Checklist Fácil. Os sócios Rafael Zambelli, diretor executivo, Rafael Abreu, diretor de Tecnologia e Maurício Fragoso, diretor de Novos Negócios seguem à frente da empresa. Além disso, passa a assumir cargo estratégico na scale-up: Diego Marafon, que atuará como diretor de Operações.