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Plataforma brasileira de chat-commerce recebe aporte de R$20 milhões

A Kaszek Ventures anunciou hoje a rodada de investimento Série A na OmniChat, uma plataforma brasileira de chat-commerce para varejo e serviços. O investimento foi de R$ 20 milhões com participação do Ebanx.

Construída com o argumento de que o consumidor brasileiro deve ser atendido por meio de seus canais preferenciais, a OmniChat oferece uma solução B2B inovadora que permite às marcas e empresas se conectarem melhor com seus clientes. Ela capacita os varejistas a oferecerem suporte humanizado escalonável e vendas em aplicativos de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger, SMS e Google RCS. A empresa tem 300 clientes corporativos, incluindo varejistas líderes no Brasil como Arezzo Co, Leroy Merlin, Telha Norte, Boticário, Loreal Paris, L’Occitane, Rihappy, PBKids, Havaianas, Pirelli, Dominos e Kopenhagen.

“O Chat-commerce oferece o melhor da experiência móvel do comércio eletrônico com a experiência de compra consultiva das lojas físicas. Vender por aplicativos de mensagens já era uma oportunidade óbvia no Brasil, uma vez que temos 120 milhões de usuários de WhatsApp no país, a pandemia acelerou enormemente a adoção desse canal por grandes empresas e impulsionou o crescimento da OmniChat em 2020. A OmniChat permite que as marcas escalem suas iniciativas de chat-commerce, fornecendo ganhos de produtividade, rastreabilidade, análises sólidas e proteção de dados usando uma combinação de suporte automatizado por tecnologia de chatbots e contato humano com vendedores especialistas. ” diz Mauricio Trezub, CEO e fundador da OmniChat.

Como solução para as marcas de varejo, a OmniChat trabalha para melhorar drasticamente a eficiência e a produtividade dos times de venda. Como um bônus, além de adicionar canais e funcionalidades, a Plataforma OmniChat tornou o varejo mais seguro durante este ano pandêmico. As plataformas permitiram que toda a força de trabalho do varejo se mantivesse engajada e empregada enquanto todos permanecessem seguros durante a pandemia. Caso contrário, esses trabalhadores estariam potencialmente sem trabalho ou envolvidos em um fluxo constante de interações presenciais, aumentando a exposição ao COVID 19.

A longo prazo, graças à plataforma OmniChat, esses funcionários se tornaram um grande grupo de agentes de vendas e suporte que podem se engajar por meio de seus dispositivos móveis e responder em tempo real aos consumidores, interagindo por qualquer canal do varejista, do comércio eletrônico aos canais de comunicação da empresa. Em qualquer lugar o consumidor pode enviar uma mensagem e falar com sua marca preferida.

“Estávamos em busca de uma solução para vender pelo Whatsapp que nos permitisse distribuir consumidores digitais para nosso call center, agora nosso chat-commerce center, e nossas 320 lojas físicas e também se integrar facilmente com nossa plataforma de comércio eletrônico. É por isso que escolhemos OmniChat e estamos vendo ótimos resultados e confiantes de que estamos proporcionando uma experiência de compra sensacional para nossos clientes. ” Diz Camilo Carneiro, Digital Business da Rihappy, maior varejista de brinquedos do Brasil.

Para marcas como essa, a plataforma oferece um verdadeiro cenário onde todos ganham, permitindo que os consumidores tenham uma experiência incrível remotamente, mantendo os funcionários seguros e produtivos e proporcionando um grande aumento nas vendas e uma experiência aprimorada para as marcas e empresas. Os números falam por si: quase 1 em cada 12 usuários brasileiros do WhatsApp se conectou a uma marca por meio do OmniChat em 2020, quando os 300 varejistas trocaram mais de 350 milhões de mensagens pela plataforma.

Este resultado foi repetido por muitos outros clientes, incluindo Erica Teles Menezes, Open Innovation & Digital Sr Manager da Loreal Paris. “Encontramos na OmniChat uma ferramenta que nos ajuda de forma eficiente a enfrentar dois desafios muito atuais: a aceleração do e-commerce e a vontade de tornar a jornada do consumidor cada vez mais personalizada e humanizada. A ferramenta nos permite responder a muitas perguntas que os consumidores precisam esclarecer antes de fazer uma compra final e, consequentemente, acelerar os resultados do negócio “.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a OmniChat, uma equipe profundamente experiente, mas ainda extremamente inovadora. Mauricio tem mais de 20 anos de experiência no espaço de comércio eletrônico na CiaShop, TOTVS e VTEX, mas ainda traz uma nova perspectiva a cada dia ao lado de seu Co-Fundador Flavio. Como Cofundador do MercadoLibre acredito que essa tendência do comércio vai ser muito relevante, tanto quanto o Ecommerce, o Video Commerce, o Social Commerce. Este também é um negócio especial e empolgante para nós da Kaszek porque há cerca de 10 anos, quando eu ainda fazia parte do MercadoLibre e o Mauricio estava em seus dias como fundador da Ciashop, entramos em conversas de M&A. Não deu certo na época, mas é um prazer finalmente fazer parceria com ele e estamos ansiosos para construir algo incrível juntos na OmniChat “, disse Hernan Kazah, sócio-gerente da Kaszek Ventures.


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