A Microsoft Participações está se unindo à International FinanceCorporation (IFC), instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes e membro do Grupo Banco Mundial, para incentivar o empreendedorismo feminino e a capacitação e a empregabilidade de pessoas em situação de refúgio no Brasil.  

A parceria entre as duas instituições prevê três ações complementares: um workshop público que discutirá como abordar as dimensões ASG (Ambiental, Social e de Governança) em empresas de tecnologia e startups em estágio inicial, um programa de capacitação técnica para executivas empreendedoras e a promoção de qualificação tecnológica para pessoas em situação de refúgio, visando sua inserção no mercado de trabalho brasileiro. 

De acordo com o cronograma de atividades, o workshop acontecerá no dia 26 de janeiro e será aberto ao público geral, em formato online pela plataforma do Microsoft Reactor. Com participação de especialistas da IFC das áreas de E&S e Corporate Governance, o evento busca incentivar o público a pensar as questões ASG, que, mais do que uma tendência de mercado, são uma mudança de mentalidade que definirá o futuro dos negócios. 

No âmbito da segunda frente da parceria, de março a novembro de 2021, especialistas da IFC oferecerão um programa de capacitação às executivas das investidas do fundo WE Ventures, iniciativa do Women Entrepreneurship (WE), projeto idealizado pela Microsoft Participações em parceria com o Sebrae Nacional e M8 Partners (em associação com a Bertha Capital).

Os workshops têm como objetivo transmitir conhecimentos técnicos e promover trocas de experiências para o aperfeiçoamento do modelo de gestão de negócios e a ampliação das oportunidades de captação futura das startups. Serão compartilhados, também, materiais de apoio e promovidas interações entre as empreendedoras, o time da IFC e seus palestrantes convidados.

As sessões poderão ser acompanhadas por empreendedoras mulheres mediante inscrição na plataforma do Microsoft Reactor. Adicionalmente, as startups de tecnologia e inovação lideradas por mulheres interessadas em fazer parte do WE Ventures poderão participar das chamadas de seleção periodicamente promovidas no site do fundo. 

 “O apoio ao crescimento de pequenas e médias empresas e ao empreendedorismo feminino é um componente importante da estratégia da IFC para estimular o crescimento econômico inclusivo no Brasil”, comenta Carlos Leiria Pinto, gerente geral da IFC no Brasil. “Essa parceria com a Microsoft é muito bem vinda para que se avance no desenvolvimento desses setores, e, também, para demonstrar que a diversidade de gênero e o fortalecimento da liderança feminina são importantes impulsionadores de negócios sustentáveis”, acrescenta Carlos. 

”O incentivo ao empreendedorismo feminino no país é o propósito do WE Ventures desde seu lançamento, em novembro de 2019. Existe uma lacuna  no número de mulheres empreendedoras no país em relação ao número de homens, e é importante olharmos para esse cenário com muita intencionalidade. Por meio da parceria com a IFC vamos dar mais um passo em direção a uma mudança social e econômica, capacitando mulheres, em especial no setor de tecnologia, um segmento historicamente dominado por homens, a conquistarem mais oportunidades”, comenta Franklin M. Luzes Jr., vice-presidente de Inovação, Transformação e Novos Negócios da Microsoft Brasil.  

A parceria também pretende ampliar as oportunidades para pessoas em situação de refúgio no mercado de trabalho brasileiro, em especial no setor de tecnologia. O programa busca melhor qualificar o profissional pela oferta de um conjunto de cursos de capacitação tecnológica definidos pela IFC e Microsoft que serão disponibilizados a esse público por meio das plataformas de aprendizagem da Microsoft. A seleção dos cursos da trilha de aprendizagem está em desenvolvimento e novas informações serão divulgadas em breve. 

A parceria com a IFC é mais uma das iniciativas do programa Mais WE, que irá contemplar uma série de investimentos em diferentes áreas da economia como tecnologia, saúde, educação, seguros, jurídico e sustentabilidade. O Mais WE é parte do compromisso da Microsoft de promover Diversidade e Inclusão por meio da tecnologia e integra o plano Microsoft Mais Brasil, lançado pela empresa em outubro, abrangendo iniciativas de apoio e compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável do País e englobando programas de sustentabilidade, qualificação profissional e de busca por oportunidades de emprego, além da expansão da infraestrutura de nuvem da Microsoft no Brasil.   

A IFC vem investindo no setor privado brasileiro desde 1957 para endereçar os principais desafios de desenvolvimento do país, incluindo os de urbanização, inclusão social, competitividade e produtividade, e gerenciamento de recursos naturais. No ano fiscal de 2020, os investimentos de longo prazo da IFC no Brasil, em todos os setores, totalizaram US$ 2,2 bilhões, incluindo US$ 615 milhões em mobilizações de recursos de terceiros.