A MadeiraMadeira, e-commerce de móveis e produtos para casa, anunciou hoje um aporte de US$ 190 milhões coliderado pelo SoftBank Latin America Fund e Dynamo. A transação torna a startup o mais novo unicórnio da América Latina. Também participaram da rodada os atuais investidores Flybridge e Monashees, bem como três novos fundos de investimento: VELT Partners, Brasil Capital e Lakewood Capital.
Fundada em 2009 por Daniel Scandian, Marcelo Scandian e Robson Privado, a MadeiraMadeira sempre concentrou suas vendas no e-commerce desde o seu início até o ano passado, quando então expandiu seu negócio com lojas físicas no formato de guide shops.
Sediada em Curitiba, a empresa possui mais de 1300 funcionários, sendo em sua maioria focados em tecnologia, logística e desenvolvimento de produtos. Recentemente, a startup anunciou algumas contratações importantes, incluindo Brandon Proctor como head de Marketing e Nick Strachan como VP de Merchandising, ambos ex-executivos da Build.com.
A MadeiraMadeira foi umas das pioneiras no Brasil no modelo de drop-shipping que conecta sua plataforma de tecnologia proprietária diretamente ao ERP de cada fabricante, permitindo eficiência na cadeia de suprimentos e sem risco de estoque.
“Nosso objetivo sempre foi oferecer produtos para os nossos clientes com os menores preços e com a mais alta qualidade, e nosso foco em tecnologia e em eficiência logística nos permitiu atingir esses objetivos e crescer exponencialmente. Dito isso, acreditamos que ainda estamos no início dessa jornada e agora vamos nos concentrar em expandir nossa presença online e na expansão da nossa logística própria, para oferecer uma experiência omnichannel única para nossos clientes”, disse Daniel Scandian, cofundador e CEO da MadeiraMadeira.
Nos últimos anos, a empresa recebeu investimentos da monashees, Kaszek, Flybridge, Fundo Ávila, SoftBank Latin America Fund, Light Street Capital e Endeavor Catalyst. Além desses, Niraj Shah – CEO e fundador da Wayfair.com e Christian Friedland – fundador da Build.com, também são investidores da empresa desde 2012.
“Esta rodada simboliza um marco importante para a MadeiraMadeira, pois estamos trazendo também novos investidores com grande experiência no mercado de capitais e com histórico de investimento em algumas das mais bem sucedidas empresas listadas na América Latina. Esses novos investidores, junto com os atuais, serão a combinação certa para nos apoiar no nosso plano de expansão e a criar ‘best-in-class’ práticas de governança. Nós estamos muito entusiasmados com a oportunidade de tê-los nos apoiando nessa jornada”, acrescentou Marcelo Scandian, cofundador e CFO da MadeiraMadeira.
“Esta é mais uma conquista importante para a MadeiraMadeira que só foi possível graças à equipe incrível que temos aqui. Sabemos que estamos apenas no início dessa jornada e os investimentos nos ajudarão a acelerar algumas iniciativas importantes, incluindo nossa marca própria de produtos, logística e a expansão das guide shops, que proporcionará uma experiência de loja física única para nossos clientes no segmento de casa e decoração”, disse Robson Privado, cofundador e COO da MadeiraMadeira.
“Com este novo investimento, estamos aumentando o nosso compromisso com a visão de criação de valor de longo prazo da MadeiraMadeira, uma vez que a empresa consolida a sua posição de líder no mercado de produtos para casa na América Latina. Desde o nosso primeiro investimento, o time de gestão da MadeiraMadeira entregou tudo o que prometeu e a nossa confiança neles continua crescendo”, afirmou Paulo Passoni, Managing Investment Partner to SoftBank Latin America Fund.
A nova injeção de fundos irá acelerar mais investimentos em tecnologia, logística ponta a ponta, expansão das lojas físicas, experiência do cliente e fusões e aquisições estratégicas.
O BofA Securities atuou como assessor exclusivo nesta transação.