Tendências de comportamento do consumidor para 2021

* Por Ivanir França

Ano novo, vida nova. 

Muito além da piadinha, muitas mudanças comportamentais ocorridas em 2020 começam a refletir nos negócios dentro e fora do Brasil. Um ponto importante nestas mudanças comportamentais e sociais é que elas vão impactar seu negócio de alguma forma. Cabe a você decidir se será positivo ou negativo. 

Pesquisas e mais pesquisas 

Desde o início da pandemia, várias empresas lançam quase que semanalmente pesquisas apontando como o isolamento social alterou a rotina de compra e a forma como as pessoas veem os negócios. 

Uma unanimidade é a aceleração da digitalização. Segundo dados da Forbes, 82% dos consumidores brasileiros, com acesso à internet, já compraram produtos ou serviços via web. A NZN Intelligence aponta que estes consumidores somam mais de 132 milhões de pessoas, ou seja, 63% da população brasileira. 

E, de acordo com o Google, o crescimento de compras concretizadas online foi de 57% durante a pandemia. Mas não é apenas a digitalização do consumidor que desponta para 2021.

Seleção

Uma métrica ou máxima clássica do marketing é: conquistar novos clientes custa até 7 vezes mais que manter os que você já tem. A frase é do professor norte-americano Philip Kotler e para 2021 ela é potencializada pela geração C.

A nova geração é um marco na história do marketing, pois ela não está atrelada a um período etário e sim em comportamento. Isto é, independente se o seu consumidor é millenial, da geração Y ou X, ele pode buscar soluções que atendam seu estilo de vida. Um estilo voltado em buscar produtos confiáveis de empresas transparentes e responsáveis socialmente.

Para Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, estes consumidores acreditam que o efeitos da pandemia durem pelo menos mais seis meses e devido a isso, focam sua atenção em modelos de negócio digitais que forneçam experiências e tenham um propósito claro. 

Além disso, é essencial investir em canais de venda digital seguros e de preferência com a função de pagamento online.  

Principais mudanças

Cuidados com a saúde

Cuidar da saúde é sempre importante, mas com a pandemia, esse hábito ganhou força e junto com ele, produtos que trazem o conceito ganharam ainda mais mercado. Na alimentação, por exemplo, produtos livres de agrotóxicos tiveram um crescimento de 50% em vendas. 

Somente o essencial – minimalismo

O minimalismo como conceito ganhou fama com celebridades do Vale do Silício. Steve Jobs, por exemplo, tinha apenas camisetas pretas, para economizar tempo. Outros “figurões” da tecnologia difundiram a cultura entre seus seguidores. 

Agora, segundo o Instituo Nielsen, é possível perceber um crescimento exponencial neste comportamento. Especialistas referem as mudanças ao aumento do delivery como canal de compra, para qualquer produto, ao aumento dos preços e a preocupação com a higiene são fatores que levam a um estilo de vida menos focado no consumismo.

Influenciadores

Há pouco menos de um ano, o mercado de influenciadores era algo um pouco distante do pequeno e médio negócio, mas hoje não o é. Isso não significa que você precisa contratar Whindersson Nunes ou qualquer influenciador famoso para divulgar o seu negócio. 

Na prática, você precisa olhar para o lado e entender quem está influenciando a sua cidade, o seu bairro. Esta é um das conclusões do estudo Creators e Influencers ao explicar que as pessoas estão sendo influenciadas por micro e nanoinfluenciadores.  

O novo normal

Muito se fala do novo normal, mas pouco sabe-se sobre ele. Especialistas defendem que com a abertura constante dos negócios a rotina será adequada. Isso se refletem nos números apresentados acima, onde as pessoas buscam a cautela e preferem fazer suas compras de forma online. 

Muitas dessas mudanças comportamentais irão mudar no decorrer dos próximos meses, o importante é você estar atento a quais impactam o seu negócio, mas de uma coisa, você pode ter certeza: é preciso digitalizar seu negócio.


Ivanir França é Jornalista, Roteirista, Cineasta e atual analista de conteúdo da Delivery Much. Pós-graduado em cinema e graduando em História. 

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

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