A Platinum Equity, empresa de investimento global, anunciou esta semana que fechou um acordo definitivo para adquirir a Ingram Micro, provedora mundial de serviços e soluções de logística de tecnologia, pertencente à HNA Technology, parte do HNA Group, em uma transação avaliada em US$ 7,2 bilhões. A expectativa é que a venda seja concluída no primeiro semestre de 2021, a depender dos acionistas da HNA Technology e das aprovações regulatórias habituais.

Fundada em 1979 e sediada em Irvine, Califórnia-EUA, a Ingram Micro integra os ecossistemas de tecnologia e comércio, ajudando seus parceiros a maximizarem o valor da tecnologia que fabricam, vendem ou usam. A empresa gerou mais de US$ 47 bilhões em receita no ano fiscal de 2019.

“A Ingram Micro é líder no setor, uma das maiores empresas do mundo e será um investimento fundamental em nosso portfólio”, disse o presidente e CEO da Platinum Equity, Tom Gores. “Temos os recursos e a experiência para ajudar a empresa a seguir uma agenda agressiva de crescimento e transformação”.

Com mais de 35 mil funcionários e operações em 60 países, a Ingram Micro atende a mais de 250 mil clientes e parceiros com mais de 2 mil fornecedores. Por meio de sua vasta infraestrutura global e foco em nuvem, mobilidade, cadeia de suprimentos, ciclo de vida e soluções de tecnologia, a Ingram Micro permite que os parceiros de negócios operem com mais eficiência e sucesso nos mercados que atendem.

“Conhecemos bem a Ingram Micro e há mais de uma década investimos nos setores de TI e distribuição de soluções de tecnologia de TI”, disse Jacob Kotzubei, parceiro da Platinum Equity, cuja equipe liderou várias transações nessa área, incluindo o recente investimento da Platinum Equity na Vertiv, fornecedora global de soluções de infraestrutura crítica e continuidade.

“Há algum tempo buscamos essa oportunidade e ficamos impressionados com a capacidade da Ingram Micro de prosperar e, ao mesmo tempo, navegar por esses tempos fluidos e desafiadores. Vamos trabalhar em estreita colaboração com a equipe de liderança da Ingram Micro para suportar esse momento e continuar construindo o sucesso da empresa”, completou.

Com o acordo, Alain Monié continuará a liderar a Ingram Micro como CEO e a empresa continuará com sede em Irvine, Califórnia. “A experiência do setor, as capacidades operacionais globais e os recursos financeiros da Platinum tornam a Ingram Micro o parceiro ideal”, disse Monié.

“A parceria com a Platinum oferece uma oportunidade de fortalecer ainda mais nossa vantagem competitiva na nuvem, acelerar nossa transformação digital e a expansão do nosso portfólio de soluções e serviços, especialmente para mercados de alto valor. Também vamos poder ampliar nosso alcance geográfico ainda mais rápido, ao mesmo tempo em que entramos em novos setores e verticais. Vamos manter um balanço patrimonial sólido e ganhar flexibilidade e recursos adicionais para executar nossos objetivos estratégicos de longo prazo. A HNA tem sido um bom parceiro para a Ingram Micro, permitindo continuar a inovar e expandir nossos negócios globais. Estamos ansiosos pela oportunidade de acelerar essa trajetória com a Platinum”, completou.

“Estamos satisfeitos por fechar um acordo que oferece forte retorno sobre o investimento da HNA e, ao mesmo tempo, garante que a Ingram Micro tenha um parceiro comprometido em investir em seu crescimento futuro”, disse o presidente do HNA Group North America, Wang Duan. “Desejamos sucesso ao Alain e sua equipe e estamos confiantes de que a Ingram Micro continuará a ter êxito nesta nova fase de crescimento e desenvolvimento sob comando da Platinum”.

“A estrutura da Ingram Micro, o relacionamento com clientes e fornecedores e o histórico de inovação criam o cenário perfeito para ajudarmos a acelerar o crescimento, tanto organicamente quanto por meio de fusões e aquisições”, disse o diretor administrativo da Platinum Equity, Matthew Louie. “Ela também oferece boas oportunidades em um dos segmentos da tecnologia que mais cresce, conforme as empresas continuam a migrar para a nuvem ou soluções híbridas”.

No negócio entre a Ingram Micro e a Platinum Equity, a Morgan Stanley & Co. LLC e Goldman Sachs & Co. atuam como consultores financeiros, a Morgan Lewis como consultora jurídica e a Willkie Farr & Gallagher LLP como consultora jurídica de financiamento. Os compromissos de financiamento de dívida foram obtidos pela J.P. Morgan, Bank of America e Morgan Stanley Senior Funding, Inc. Para a HNA Technology, Davis Polk está fornecendo assessoria jurídica e a J.P. Morgan está atuando como consultora financeira.