De acordo com o relatório IDC FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2021 Predictions, apesar da pandemia, os investimentos digitais estão crescendo e continuarão aumentando a uma taxa de crescimento composto de 15,5% até 2023. A natureza disruptiva de 2020 também traz algumas oportunidades – e muitas delas envolvem dados, analytics e transformação digital. Tempos incertos revelaram possibilidades inesperadas para empresas e governos reimaginarem suas organizações utilizando dados.
O SAS, empresa de software especializada em analytics, concorda que a digitalização continuará sendo peça-chave para enfrentar qualquer desafio econômico, de saúde, ecológico ou social em 2021. Além da saúde, a crise da covid-19 impactou muitos setores que tiveram de adotar rapidamente ferramentas digitais para continuar operando. Para a companhia, não há como voltar atrás neste processo, e isso será intensificado no próximo ano.
De modo a entender melhor esse cenário, o SAS reuniu alguns de seus principais especialistas para analisar o que eles preveem para 2021 em termos de Inteligência Artificial (IA) e Analytics, e como eles veem essas tecnologias surgindo em diferentes camadas da sociedade. Confira:
Reconfiguração da nuvem para analytics
“A tecnologia de computação em nuvem surgiu e forneceu o poder de computação e os recursos de dimensionamento necessários para alavancar analytics e IA em uma escala massiva. O que há alguns anos exigia um longo processo de aquisição, e era muitas vezes inatingível devido aos custos de infraestrutura, hoje podemos fazer em um provedor de nuvem, alugando seus equipamentos e usando os serviços de suporte oferecidos”, afirma Michal Gawlick, líder de Nuvem e Arquitetura para Europa, Oriente Médio e África do SAS.
Os tomadores de decisão começam a confiar em IA
“Quanto mais visibilidade os tomadores de decisão têm sobre os resultados de IA mais confiança eles têm nas decisões que estão sendo tomadas pelos modelos. Incluir supervisão humana e explicar os modelos em cada etapa de um processo de decisão começará a trazer aceitação no uso de IA e gerará decisões automatizadas”, aponta João Oliveira, gerente de Soluções Empresariais para Europa, Oriente Médio e África do SAS.
Pequenas cidades inteligentes alcançam as grandes cidades inteligentes
“Conforme as organizações começam a implantar o trabalho remoto, há uma migração reversa das grandes cidades para as menores em muitos países. Isso tem levado a uma mudança na estratégia das empresas que prestam serviços como de banda larga, entrega de comida e outros serviços inteligentes. Todos os stakeholders em uma cidade ou sociedade inteligente precisam trabalhar juntos para promover essas migrações reversas. De governos locais e federais a provedores e fornecedores de tecnologia, todos têm um papel a desempenhar”, avalia Dwijendra Dwivedi, líder de Prática IA e IOT para Europa, Oriente Médio e África do SAS.
O ano da vacina
“Se 2020 foi o ano da covid-19, 2021 será o ano da vacina. Qual vacina será aprovada primeiro? Qual será distribuída globalmente? Vamos contar com várias vacinas para melhorar a distribuição e eficácia? O analytics não apenas desempenhará um papel nas aprovações para o processo de desenvolvimento da vacina mas também será importante para planejar a implementação e rastrear a distribuição, os efeitos colaterais e a eficácia”, ressalta Mark Lambrecht, diretor de Saúde Global e Ciências da Vida do SAS.
Os consumidores ganham mais controle com tudo remoto
“A transformação digital agora é uma questão de sobrevivência – os consumidores têm escolha e controle sobre seus hábitos no varejo, em bancos, em serviços de infraestrutura, telecomunicações, energia, seguros e saúde. Existe um aplicativo para tudo e uma avaliação social de uma comunidade com interesses semelhantes. Os consumidores esperam as melhores ofertas, pagamento simples, entrega no mesmo dia e devoluções gratuitas, tudo encapsulado pela facilidade de uso e ótimo atendimento. Espera-se que as empresas acompanhem as gigantes da indústria digital com cadeias de suprimentos mais eficientes, atendimento ao cliente online e 24 horas e agendamento fácil – tudo otimizado por analytics para eficácia e eficiência. A corrida começou, mas como você vai sobreviver? Quanto mais rápido você conseguir interpretar as novas tendências do consumidor a partir de pontos de contato digitais maior será a probabilidade de se manter à frente da concorrência”, pontua Mike Blanchard, líder de Prática Global de Customer Intelligence do SAS.
Os nativos de dados integram a força de trabalho
“Dois fatores influenciarão fortemente o sucesso da próxima geração de nativos de dados: currículos individuais personalizados e a capacidade de lidar com todas as facetas dos dados. Para ter sucesso como um recém-contratado no mercado de trabalho, os graduados precisam não apenas de habilidades analíticas mas também de storytelling, gerenciamento de projetos e aspectos de ética e compliance. Caminhos de aprendizagem personalizados serão a chave para competir no futuro local de trabalho”, diz Jürgen Kaselowsky, gerente Acadêmico para Europa, Oriente Médio e África do SAS.
Indústria farmacêutica que coloca o paciente no centro salva mais vidas
“Após a covid-19, a pesquisa clínica será cada vez mais projetada e desenvolvida em torno do mundo do paciente. Com sensores, dispositivos vestíveis e aplicativos, os pacientes podem ficar mais tempo em casa e monitorados 24/7. Este processo data-heavy de desenvolvimento de medicamentos e avanços em analytics impulsionam o mundo do desenvolvimento de medicamentos em sua busca constante por novas terapias inovadoras. Os testes clínicos estão agrupando vários remédios em um estudo e levam a terapias mais personalizadas e direcionadas. Os resultados dos testes clínicos estão chegando cada vez mais rápido, dando aos pacientes a transparência de que precisam para encontrar o tratamento mais recente que funcione para eles”, avalia Mark Lambrecht, diretor de Saúde Global e Ciências da Vida no SAS
Organizações tradicionais têm novas oportunidades de se reinventar com analytics
“O esforço para amadurecer sua IA e jornada de analytics reviveu o sentimento em relação às grandes organizações públicas tradicionais, como agências governamentais e empresas orientadas para o cliente, como bancos e correios. A tomada de decisão baseada em dados e a criação proativa de políticas públicas durante a covid-19 receberam grande apoio dos cidadãos recentemente. Quando os grandes bancos estão implementando vários processos de otimização e de design de negócios baseados em IA, eles estão trazendo melhorias mensuráveis ao atendimento ao cliente e a outras áreas”, reforça Dwijendra Dwivedi, líder de Prática IA e IOT para Europa, Oriente Médio e África do SAS.