A BBX, startup fundada em plena pandemia com o propósito de desenvolver negócios e acelerar o crescimento de empresas do segmento de PMEs, acaba de receber um investimento-anjo no valor de R$ 1 milhão para ampliar as operações que começaram em junho de 2020. O nome dos investidores não foram divulgados por questões contratuais.
A proposta da BBX baseia-se em um marketplace colaborativo que conecta experientes profissionais com sua metodologia BBXTOP, desenhada para transformar PMEs já estabelecidas que querem desenvolver novos negócios, retomar o crescimento e se conectar com a transformação digital.
A startup é formada por profissionais com mais de 25 anos de mercado, vindos de empresas como Google, SAP, Whirlpool e PwC, que conectam experiência, rede de relacionamento e inovação por meio de mentoria às suas empresas-cliente. Hoje, a BBX já possui 10 mentoradas de diversos segmentos de mercado e – considerando esse número em tão pouco tempo de operação, uma meta de 30 até o primeiro trimestre de 2021.
O cliente-alvo da BBX são PMEs consolidadas que, por qualquer motivo, pararam de inovar e, com os novos rumos da economia, perceberam que precisam criar novas oportunidades e se reinventar. Constantes do “meio da pirâmide empresarial brasileira”, essas empresas faturam entre R$ 5 e R$ 150 milhões – não tendo tamanho, portanto, para acessar uma grande consultoria e “tamanho demais” para lançar mão de processos de aceleração, incubação ou aconselhamento tradicional. Assim, a BBX propõe um modelo de negócio que é um híbrido de aceleradora e consultoria, chamado de Desenvolvedora de Negócios.
Segundo Rodrigo Pimentel, CEO da BBX, a ideia do negócio partiu da observação do isolamento e da falta de atenção dispensada às mais de 1,5 milhão de PMEs que, embora sejam o grande motor da economia nacional, não possuem apoio para crescer e inovar, além de não contarem com suporte profissional adequado durante a jornada. “Acreditamos que muitas dessas empresas têm um modelo de negócio relativamente adormecido, com um potencial imenso e inexplorado. Nossa ideia é que elas enxerguem a própria exponencialidade por meio de processos de mentoria, durante os quais elas poderão ser guiadas por grandes nomes do mercado, que possam indicar o caminho das pedras”.
“Ricardo Karbage, VP e GM da Xerox Brasil, Cláudia Abreu, ex-CEO da Mundo Verde, Fábio Roth, CEO da 5à’sec, Monica Herrero, CEO da Stefanini e Marcos Godoy, CEO da Diversey são alguns dos nossos mentores-embaixadores além de mais de 30 mentores BBX – executivos de mercado selecionados por nós”, destaca o executivo. “Para as PMEs orientadas e treinadas por um time desses, as chances de sucesso são muito grandes”, conclui Pimentel.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.