PUBLIEDITORIAL

A Oi Soluções anunciou recentemente o Oi Labs, seu laboratório de inovação dedicado a processos de cocriação de soluções digitais com clientes por meio de trabalhos colaborativos sob o mindset de Design Thinking e práticas de lean startup e métodos ágeis.

Com o lançamento, a provedora e integradora de soluções de TICs da Oi para grandes empresas expande a sua atuação consultiva no mercado corporativo, auxiliando companhias de diferentes verticais de negócios no mapeamento de necessidades, no direcionamento de recursos e no desenvolvimento de soluções, através de metodologias aptas para cenários que exigem mudanças rápidas visando melhorias operacionais, reduções de custos e maiores retornos financeiros.

Dados os protocolos de distanciamento social em razão da pandemia da covid-19, o Oi Labs conta com modalidades de oferta para a prestação de consultoria via encontros virtuais e, projetando futuras reuniões presenciais, a Oi Soluções destina o seu showroom localizado na sede da Oi, em São Paulo, para a realização desse serviço.

O Oi Labs dispõe de quatro ofertas distintas para os diferentes momentos da jornada de transformação digital do cliente corporativo. A Experience, pela qual o cliente via workshop experimenta na prática ferramentas e dinâmicas do Design Thinking para a solução de problemas em um único dia. E a Dive, que possibilita ao cliente testar a sua suposição através de um protótipo utilizando uma abordagem centrada no usuário e no negócio, a fim de mapear o problema, realizar o diagnóstico e desenvolver a solução em cinco dias. Sendo ambas disponíveis para a contração e a atuação em modelo remoto, via videoconferência.

“Nosso propósito com o lançamento do Oi Labs é entregar aos nossos clientes diagnósticos e soluções mais aderentes as suas necessidades por meio de colaboração e mudança de mindset motivadas pelo Design Thinking e práticas de lean e ágil. Ao estimular a inovação e a digitalização do negócio através dessas metodologias, auxiliamos os nossos clientes a realizar investimentos de forma mais assertiva, obter uma visão holística para solucionar problemas de eficiência operacional e mapear oportunidades para a maior rentabilidade dos seus produtos e serviços”, afirma Adriana Viali, head Oi Soluções.

Já a Deep Dive vai além de uma análise voltada para o usuário e o negócio, oferecendo consultoria de soluções digitais para auxiliar na compreensão dos problemas existentes na empresa e favorecer a criação de insights de digitalização com etapas que podem durar de cinco a treze semanas. A Aquarium, oferta que também pode durar de cinco a treze semanas, materializa com agilidade a solução digital idealizada pelo cliente através das metodologias de Design Thinking, lean startup e métodos ágeis, dando ao cliente uma visão estratégica para as suas próximas implantações. Sendo as duas ofertas incluindo a prototipação da solução requisitada e com a realização das etapas, projetando futuros encontros presenciais atendendo aos protocolos de segurança da covid-19, no showroom da Oi Soluções, em São Paulo.

O laboratório de inovação conta ainda com equipes multidisciplinares capacitadas para a realização de atividades com foco em UX (User Experience, na tradução, experiência do usuário) e um robusto ecossistema de parceiros estratégicos com fornecedores e marcas renomadas, além de todo o portfólio de TICs da Oi Soluções.

“Com o Oi Labs, seguimos expandindo o nosso portfólio de soluções digitais, fazendo frente às necessidades das empresas que demandam cada vez mais inovação e digitalização de processos. Nossos objetivos são dar apoio completo e entregar os produtos e serviços desenhados para endereçar as dores dos nossos clientes”. diz Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing Oi Soluções.

A Oi Soluções tem investido em seu portfólio de TIC para o segmento nos últimos três anos e provê soluções que se baseiam na robustez e abrangência da rede Oi, com cerca de 400 mil quilômetros de fibra ótica e uma capilaridade de mais de 36 mil técnicos de campo. Hoje, a empresa atende 57 mil empresas, entre públicas e privadas, distribuídas pelo país, com serviços de Segurança; Cloud e Data Center; Colaboração; IoT; Big Data e Analytics; Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz. O Oi Labs passa a integrar a família de Serviços Gerenciados.