BRANDED CONTENT

A Nestlé anunciou recentemente a abertura das inscrições para o Desafio Nestlé StartUps 2020. O edital, que visa encontrar negócios que ofereçam soluções para os desafios na cadeia de alimentos e bebidas da empresa, está com inscrições abertas até o dia 22 de outubro.

Entre as soluções que a marca busca estão o desenvolvimento de experiência de consumo única para o consumidor nos pontos de venda; a diminuição de desperdício, reciclagem pós consumo e redução de emissões; a criação de uma aplicação com Inteligência Artificial disponível para avaliação online nas linhas de produção de alimentos e bebida; soluções com foco em captura e monitoramento de comportamento de consumo; viabilização de personalização em escala; uma aplicação para identificação de sinais que possam ajudar os gestores na eliminação de acidentes de trabalho e aumento da gestão preventiva de saúde ocupacional; soluções com foco em monitoramento de preços em lojas físicas, acompanhamento de desempenho e comparação com o mercado; entre outros.

Após o término das inscrições, no dia 22 de outubro, a Nestlé organizará um matchmaking com uma pré-seleção dos finalistas em 06 de novembro. A POC inicia-se em janeiro de 2021. Confira abaixo mais detalhes sobre os desafios:

1) Experiência do consumidor no ponto de vendas

Desafio: como desenvolver uma experiência de consumo única para o consumidor por meio de uma execução assertiva no ponto de vendas?

Resultado esperado: soluções alternativas aos modelos tradicionais de execução, que proporcionem uma relação mais próxima entre o consumidor e a marca no ponto de vendas.

2) Diminuição de desperdício, reciclagem pós-consumo e redação de emissão de GHG

Desafio: como aumentar o aproveitamento dos alimentos no manejo, armazenamento e processamento de modo a mitigar os impactos em emissões de GHG? Como ter uma cadeia eficiente de coleta e reciclagem de materiais dentro de um conceito de economia circular e de baixo carbono?

Resultado esperado: soluções de manejo adequado da produção, armazenamento e processamento que possam reduzir o desperdício de alimentos na cadeia, aliado a soluções resilientes de baixa emissão. Soluções de economia circular e de baixo carbono que possam trazer uma transformação para a infraestrutura de gestão de resíduos sólidos que seja perene ao longo dos tempos.

3) Análise sensorial 4.0 – Tornando o processo online e digital

Desafio: transformar digitalmente o processo de análise sensorial que é baseada somente em pessoas para todos os sentidos humanos.

Resultado esperado: uma aplicação com Inteligência Artificial disponível para avaliação online nas linhas de produção de alimentos e bebidas. Deve realizar o controle e liberação de produtos sobre todos os aspectos relacionados à sensorial. Olfato, Visão e Degustação podem estar também como um sistema do painel de avaliação sensorial caso não seja viável inline.

4) Novos comportamentos de consumo

Desafio: como monitorar mudanças no comportamento de consumo, capturar o que gera valor para o consumidor em tempo real e ter direcionamentos claros de ações?

Resultado esperado: soluções com foco em captura e monitoramento de comportamento de consumo e suas mudanças em tempo real direcionando ações.

5) Viabilização para personalização em escala

Desafio: como ajustar formulação, produção e logística de alimentos para personalizar a experiência do consumidor mantendo a viabilidade de um negócio de massa?

Resultado esperado: soluções com foco em personalização de alimentos (Inteligência Artificial, impressões 2D/3D/4D, mini fábricas, soluções nutricionais etc), além de soluções focadas em inteligência logística.

6) Gestão preditiva na condição de saúde e segurança

Desafio: detecção antecipada da pré-disposição de risco de acidente ou de saúde com todos os colaboradores. Gestão preditiva do risco.

Resultado esperado: uma aplicação para identificação dos aspectos e comportamentos humanos ou leitura de sinais vitais no ambiente de trabalho; sinais que possam ajudar os gestores na eliminação de acidentes de trabalho e aumento da gestão preventiva de saúde ocupacional.

7) Monitoramento de práticas de preço na ponta

Desafio: como acompanhar em tempo hábil o preço praticado na ponta entendendo se a melhor estratégia está sendo praticada e ajustá-la (se necessário) atendendo ao consumidor e aumentando lucratividade?

Resultado esperado: soluções com foco em monitoramento de preços em lojas físicas, acompanhamento de desempenho e comparação com o Mercado.

8) Regulatórios digital em desenvolvimento de produtos

Desafio: avaliação regulatória a partir de receitas, desenvolvimento dos rótulos dos produtos, obedecendo normas e políticas Nestlé, Plataforma integrada desde construção da receita, arte, medições, automatizada até a recepção de embalagens nas fábricas.

Resultado esperado: uma aplicação para o processamento integrado ao fluxo de inovação de produtos, potencializando o autoatendimento aos líderes de desenvolvimento e Marketing, com integração de dados automática para os sistemas legados e SAP.

9 ) Digital Twin – Análise e simulação em tempo real de processo

Desafio: simulações e análises virtuais de processo com resposta online para otimização de produtividade, qualidade e redução de consumos de materiais ou energia.

Resultado esperado: sistema integrado com Digital Twin para tomada de decisão da melhor sequência de produção, a melhor configuração de linhas de produção e planejamento das mudanças com fidelidade de resultado real simulado no virtual.

As startups interessadas podem acessar o edital para mais informações no link.