A cada semana, a série “O Anjo Investidor” tem trazido histórias interessantes de startups que buscam não só um investimento para alavancarem seu negócio, como também uma orientação precisa de especialistas da área, o que pode ser determinante para o futuro do negócio.
Na última semana, você conheceu a Scooto, uma central de relacionamento 100% remota e flexível que oferece mão de obra qualificada para empresas de todo o País. No episódio, o mentor responsável por direcionar os responsáveis foi o escritor Pablo Marçal, que orientou-os sobre como promover a inovação através de um olhar mais humano.
Desta vez, a escolhida para ficar frente a frente com João Kepler, um dos investidores mais ativos do Brasil, foi a DeuBom. A startup conecta clientes a comerciantes locais, seja do bairro ou da cidade como um todo, através de um aplicativo. “O grande diferencial é ajudar o consumidor a encontrar o que ele quer rapidamente, e ainda oferecer descontos ao ponto de fazer o usuário deixar de comprar na internet para comprar perto da casa dele, mesmo que seja pelo aplicativo”, destacou Vânder Ribeiro, CEO da empresa. A DeuBom tem como investidores o humorista e youtuber Whindersson Nunes, além da cantora Simone, da dupla com Simaria.
Além disso, se apresenta em estágio de validação nas cidades de Palmas (TO) e Juiz de Fora (MG). Ribeiro acrescentou que o aplicativo passou por um pré-lançamento nacional, voltado exclusivamente para empresários e com o objetivo de testar sua absorção no mercado. Entretanto, a ação acabou atingindo alguns usuários, que ao entrarem na plataforma, não encontravam os descontos.
Mentoria de anjo
Assim, com o intuito de ajudar a rever algumas medidas adotadas em seu dia a dia, os responsáveis pela DeuBom contaram com a mentoria exclusiva de Marcelo Cherto, um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising e fundador da Cherto Consultoria, a mais antiga consultoria de franquias de toda a América Latina.
De início, Marcelo elogiou o trabalho desenvolvido e reforçou que tanto o momento atual quanto o pós pandemia vai exigir soluções digitais para o pequeno varejo, atendido pela startup. Ele também questionou se o modelo de franquia poderia ser interessante para a empresa, algo que, segundo ele, não é fácil de ser criado.
“Montar uma operação de franquia não é uma coisa simples – não é simplesmente assinar um contratinho e permitir que alguém utilize a sua marca e revenda o seu produto ou o seu serviço. Como num casamento, numa franquia, o contrato não é o fim de nada, o contrato é o começo. Na essência, tirando todo o glamour que existe em volta, franquia nada mais é do que a replicação padronizada de processos”, apontou.
Cherto deu algumas recomendações para que os gestores possam aplicar no modelo de negócio adotado pela startup. “Uma coisa que vocês podem fazer é começar já manualizando, processualizando o que vocês estão fazendo agora. Encostem na pessoa do comercial para observar tudo o que ela está fazendo e como é que ela faz. Todo negócio deveria ser criado como se fosse a unidade piloto de uma rede de biofranquias”, disse.
Confira abaixo o vídeo com a mentoria completa!
O fato é que a ida de João Kepler à empresa para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da DeuBom gerou resultados positivos. Segundo o CEO, foram feitas algumas alterações no plano de negócio, o que fez o número de lojistas cadastrados na plataforma, por exemplo, saltar de 100 para 200. A equipe também se preocupou em finalizar a validação da startup somente nas duas cidades onde atua.
Por fim, será que a DeuBom conseguiu receber o tão sonhado investimento? Assista ao vídeo.