Ir para o conteudo

Você sabe qual é a diferença entre PIX, TED e DOC?

* Por Rubney L. Belloni

Provavelmente você já tenha ouvido falar do novo meio de pagamentos e transferências que foi anunciado pelo Banco Central neste ano e ficou se perguntando qual a diferença entre um e outro.

Continue por aqui que nós vamos te explicar!

O que é PIX?

O PIX é o novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências. Você pode não acreditar, mas as transações vão ser realizadas em até 10 segundos, 24h por dia, todos os dias da semana! Desta forma, ficará mais barata a transferência de valores entre pessoas, inclusive na hora de pagar contas, recolher impostos e outras possibilidades.

O PIX, como descrito acima, terá maior vantagem em relação às outras operações bancárias. Hoje em dia, temos algumas limitações de valores, dias e horários para envio de quantias de dinheiro por TED e DOC e para pagar contas. Com o PIX, essas transações poderão ser feitas em qualquer dia e horário, ou seja, em tempo real.

Oficialmente, o PIX começará a funcionar no dia 3 de novembro e vários bancos e fintechs já começaram a se adequar para oferecer e receber o serviço. A meta é de que todo o sistema esteja funcionando por completo até o dia 16 de novembro.

O que diferencia o PIX do TED e DOC?

Todos que precisam enviar algum dinheiro nos dias de hoje de uma instituição financeira para outra podem utilizar duas opções: TED ou DOC.

TED

A sigla TED significa “Transferência Eletrônica Disponível”.

É o tipo de operação onde o dinheiro é enviado para outra instituição financeira e o valor é creditado na conta de destino até às 17h do mesmo dia. Caso você faça a transferência após esse horário, ela é agendada para o dia seguinte. Inclusive, valores superiores a R$ 5 mil podem ser enviados.

DOC

A sigla DOC significa “Documento de Ordem de Crédito” e o dinheiro só cai na conta de destino no dia seguinte, no entanto, é possível que leve mais de um dia útil se a transferência for feita depois das 22h. É importante ressaltar que o valor máximo que pode ser transferido por DOC é de R$ 4.999,99.

Apesar de terem algumas diferenças, tanto o TED quanto DOC somente funcionam em dias úteis. Ou seja, as transferências realizadas nos finais de semana e feriados nacionais são completadas somente no dia útil seguinte, fazendo com que na prática leve dias para ser finalizada.

PIX

O PIX irá funcionar em todos os dias do ano, 7 dias por semana e 24 horas por dia. Uma grande vantagem com relação ao TED e DOC. Todas as transações serão realizadas em tempo real, desta forma, em poucos segundos o dinheiro passará de uma conta para a outra.

Para exemplificar de forma mais prática, esse processo acontece da mesma forma nas transferências entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas e podem ser feitas a qualquer momento. Na maioria das fintechs, por exemplo, é possível realizar transferências entre contas do mesmo banco em qualquer dia e horário e a operação é finalizada em segundos.

Conforme informações do Banco Central, as transações do PIX poderão ser realizadas nas seguintes modalidades:

– Entre estabelecimentos;

– Entre pessoas;

– Entre pessoas e estabelecimentos; 

– Entidades governamentais. 

Resumindo tudo: assim que o PIX estiver disponível para todos a partir de novembro, teremos uma opção barata e ágil para enviar dinheiro de uma instituição para outra.


Rubney L. Belloni, tem 28 anos e é CEO na BLN Contabilidade. Possui Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIP Assis/SP e MBA em Controladoria de Empresas pela UNIP Assis/SP. É professor, voluntário e conselheiro fiscal no Vozes | Instituto Gerando Falcões e voluntário na Casa de Acolhida Pietá – Núcleo São Paulo/SP.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.