A Pixeon, empresa de soluções de tecnologia de software para saúde, anunciou a aquisição do BoaConsulta, plataforma de agendamento de consultas, sistema de gestão clínica e telemedicina. O valor da transação não foi divulgado.
Com a aquisição, a companhia passa a contar com quase seis mil clientes de diversos portes. Esse movimento marca a continuidade da estratégia de expansão dos negócios da companhia potencializando seu crescimento, que inclui aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente, proporcionando resultados ainda melhores para seus clientes.
“Nosso compromisso é transformar a vida das pessoas pela tecnologia e somos desafiados todos os dias a cuidar de nossos clientes de forma cada vez mais próxima. Por isso, estamos muito felizes com esta aquisição, pois além de ofertar novos serviços e produtos, nos consolidamos como líder na gestão de informação de saúde no Brasil, uma vez que gerenciamos mais de 42 milhões de pacientes e mais de 150 milhões de exames e consultas ao ano”, diz Armando Buchina, CEO da Pixeon.
Após seu período de consolidação no mercado de tecnologia, a Pixeon passa a atuar em um novo e ampliado mercado no conceito de B2B2C (em inglês, Business to Business to Consumer). Seu foco principal continua sendo de negócios em clínicas, hospitais, laboratórios e centros de diagnósticos de imagens, mas começa a alcançar e se concentrar na experiência digital dos consumidores diretos, ou seja, pacientes, médicos, psicólogos, entre outros.
De acordo com o executivo, com a posição atual da empresa no mercado, será possível acelerar a criação de um grande marketplace de saúde e cuidar de toda jornada do paciente, desde a consulta, exames e tratamento. “Nossa estratégia a partir de agora é iniciar o processo de engajamento dos pacientes de forma integrada e nativa às nossas soluções, fornecendo uma plataforma completa que provê uma experiência end-to-end verdadeira, da entrada de novos pacientes até a cuidado continuado, passando por todas nossas soluções”, afirma Buchina.
Para Adriano Fontana, Octavio Domit e Victório Braccialli, fundadores do BoaConsulta, este movimento está totalmente alinhado com os objetivos da empresa. “Estamos muito contentes pois a transação permite acelerar a utilização e o alcance de tudo o que desenvolvemos continuamente junto à equipe. Juntas, Pixeon e BoaConsulta se completam em diversos aspectos, tanto estratégicos como operacionais, e fazer parte do processo de consolidação de um player líder no mercado de saúde e tecnologia no Brasil é um privilégio para nós”, afirmam os executivos.
O BoaConsulta é uma plataforma que atua no mercado desde 2012 e que, em agosto deste ano, bateu recorde de tráfego em seu site, assumindo a liderança em marcações de consultas com quase 2 milhões de acessos em um único mês. Ao longo dos anos, a empresa vem desenvolvendo sua plataforma que contempla, além do site de agendamento, seu próprio aplicativo para o mesmo fim, um completo sistema de gestão para clínicas de saúde com funcionalidades financeiras, agenda, CRM, prontuário e prescrição eletrônica além de funcionalidades integradas de telemedicina.
“Esta é a primeira iniciativa de uma série de ações de um plano estratégico maior para posicionar a Pixeon como protagonista no processo da transformação digital da saúde no país. Queremos desafiar os limites da eficiência no setor à medida que otimizamos os processos, reduzimos os custos, ganhamos agilidade e tornamos esse ecossistema mais eficiente para toda a cadeia. É um projeto ambicioso, mas temos todas as condições de executá-lo”, diz Buchina.
Com a aquisição, o portfólio fica mais amplo, agora com objetivo de potencializar a geração de resultados financeiros de seus clientes e melhor atendimento aos pacientes, já que passam a contar com uma completa rede de atendimento automatizada de ponta a ponta pelas soluções Pixeon, ajudando os clientes a atrair e fidelizar mais pacientes ao mesmo tempo que passa a criar um grande marketplace da saúde brasileira.
“Acreditamos que as aquisições sejam uma forma de acelerarmos esse processo de transformação digital da saúde no Brasil, pois nossa visão de tecnologia para o mercado de healthtech é ampla e nossas ações não param. Essa estratégia nos posiciona em um novo patamar de crescimento de vendas e receita já no último trimestre de 2020 e especialmente para 2021”, completa Buchina.
A Pixeon iniciou seu processo de consolidação em 2013, ano em que a Riverwood Capital fez sua primeira rodada de investimento na companhia. De lá para cá, foram 5 aquisições, sendo essa sua sexta compra anunciada. A empresa ainda comunicou em 2019 um plano de investimento de R$ 83 milhões em pesquisa e desenvolvimento no segmento e desde então vem lançando diversas inovações que geram valor para essa experiência digital como inteligência artificial e telemedicina, soluções que se tornaram essenciais para o momento que estamos vivendo.