A Oracle anunciou hoje que foi escolhida para se tornar o provedor de tecnologia de nuvem segura da
TikTok. Como parte do acordo, a rede social está criando uma nova empresa chamada TikTok Global, que será responsável por todos os serviços do TikTok nos Estados Unidos e para a maioria dos usuários no resto do mundo.
O TikTok Global será de propriedade majoritária de investidores americanos, incluindo Oracle e Walmart, e será uma empresa americana independente, com sede nos Estados Unidos, com quatro americanos dos cinco membros do Conselho de Administração.
Toda a tecnologia do TikTok estará em posse da TikTok Global e estará em conformidade com as leis e regulamentação de privacidade dos EUA. A privacidade de dados para 100 milhões de usuários americanos do TikTok será rapidamente estabelecida com a transferência de todos os dados americanos para os data centers em nuvem Generation 2 Cloud da Oracle mais seguros do mundo.
“A Oracle irá implantar, dimensionar e operar rapidamente os sistemas TikTok na nuvem Oracle. Estamos cem por cento confiantes em nossa capacidade de fornecer um ambiente altamente seguro para a TikTok e garantir a privacidade dos dados para os usuários americanos da TikTok e usuários em todo o mundo. Essa segurança aprimorada e privacidade garantida permitirão o rápido crescimento contínuo da comunidade de usuários do TikTok para beneficiar todas as partes interessadas”, disse o CEO da Oracle, Safra Catz.
Com base em décadas de experiência em proteger os dados confidenciais do mundo, o Oracle Generation 2 Cloud isola totalmente os aplicativos em execução e responde às ameaças de segurança de forma autônoma. Essa tecnologia exclusiva elimina o risco de governos estrangeiros espionando usuários americanos ou tentando influenciá-los com desinformação.
Além de sua posição patrimonial, o Walmart trará seus recursos de varejo omnichannel, incluindo seu conjunto do Walmart.com, mercado de comércio eletrônico, atendimento, pagamento e serviço de publicidade de medição como serviço.
Segundo comunicado, a TikTok Global terá uma oferta pública inicial (IPO) em menos de 12 meses e será listada em uma bolsa dos Estados Unidos. Após o IPO, a propriedade da TikTok Global nos EUA aumentará e continuará a crescer ao longo do tempo.
Negociação
Em agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que a ByteDance vendesse as operações norte-americanas do TikTok em 90 dias, devido às preocupações sobre a segurança dos dados pessoais de usuários.
Diante desse cenário, surgiu a possibilidade da Microsoft adquirir as operações da redes social no país. Na época, a empresa de tecnologia afirmou que, até então, as discussões eram preliminares e que não havia garantia de que uma transação que envolvesse a empresa tivesse continuidade.
Após duas semanas, foi divulgado que a Oracle também estaria na disputa pela compra do TikTok nos EUA, sem mais detalhes sobre a operação.
Com o atual acordo anunciado hoje, a Oracle terá uma participação de 12,5% por cento na TikTok Global, que pretende criar mais de 25 mil novos empregos nos Estados Unidos e pagará mais de US$ 5 bilhões em novos impostos ao Tesouro dos EUA.