A startup Asksuite, de Florianópolis, que desenvolve uma plataforma de vendas diretas e atendimento para hotéis, recebeu um aporte de R$ 4 milhões do fundo de venture capital Abseed. Atuando em um segmento altamente impactado pela crise, a startup foi em busca de investimento para expandir seu negócio ajudando na retomada do setor com o auxílio da tecnologia. O valor será aplicado em melhorias no produto e internacionalização da empresa.
O CEO da Asksuite, Rodrigo Teixeira, conta que no início do ano foram premiados como melhor chatbot do mundo para hotelaria e estavam com grande crescimento, o que motivou ele e os sócios – os irmãos Danilo e Vinicius Pavei – a buscarem investimento. Com a chegada da pandemia, tiveram que frear o planejamento, mas após verem que os impactos não foram tão significativos no negócio, retomaram o plano.
“Os hotéis, neste momento que estão com equipes reduzidas, precisam ainda mais de automação. Nossa ferramenta traz isso, mais agilidade e produtividade para os times comerciais, de atendimento e de vendas, tanto com o nosso chatbot como com a plataforma de gestão de canais de atendimento. Nosso objetivo é aumentar as reservas diretas dos hotéis e conectar diretamente o hotel com o viajante”, explica.
Fundada em 2017, a Asksuite é uma das startups não residentes do MIDITEC, incubadora da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com o Sebrae Santa Catarina, eleita uma das cinco melhores do mundo. A Abseed também integra o ecossistema de tecnologia catarinense, e já vinha acompanhando o desenvolvimento da startup nos últimos dois anos.
“Nós gostamos da tese de SaaS (software como serviço) verticais, softwares que atendem um segmento e, ao se tornarem líderes de mercado, podem destravar novas hipóteses de monetização. A Asksuite é um caso com esse potencial, com uma proposta de valor muito clara. Hotéis dependem bastante dos intermediários, então quando conseguem aumentar a venda direta, aumenta o lucro. Mesmo com os desafios da indústria hoteleira atualmente, a Asksuite continuou uma trilha positiva, conseguindo reter os clientes, além de já terem testes evoluídos ocorrendo em outros países, mostrando que a empresa está madura para escalar”, explica Geraldo Melzer, sócio da Abseed.
Em três anos, a Asksuite conquistou 1,3 mil clientes em mais de 25 países e realizou mais de 10 milhões de atendimentos por meio do seu chatbot. Para continuar crescendo, a empresa está contratando nas áreas de engenharia, marketing e vendas.