5 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa

* Por Thiago Coutinho

A produtividade da sua empresa é o princípio que se baseia na capacidade que ela tem de produzir, com uma determinada quantidade de recursos e insumos, ou seja, é dada pela relação entre a quantidade produzida e os fatores utilizados na produção.

O lucro em si, não depende unicamente da produtividade, mas está diretamente atrelado com ela. Afinal, também influenciarão neste processo: haver um mercado disposto a consumir este produto, uma boa estratégia de marketing e até a logística de estoque e vendas.

Porém, conferidos estes e alguns outros fatores, a produtividade é a habilidade base para todo o processo e vai sim, tornar mais viável alcançar a meta buscada do lucro máximo! Devido a isto, a atenção do mercado se volta tão profundamente a esta capacidade.

Sendo assim, para alinhar as suas habilidades com as necessidades do mercado e tornar a sua empresa muito mais produtiva, separamos neste artigo algumas dicas para melhorar a produtividade da sua empresa! Veja a seguir:

Implemente o Lean Seis Sigma na sua empresa!

O Lean Seis Sigma é a união das duas metodologias mais amplamente utilizadas quando se fala de produtividade e qualidade em uma empresa.

Nada mais justo do que estar no primeiro tópico do nosso artigo, não é mesmo?

O Lean Seis Sigma visa a padronização dos processos e a melhoria contínua dos mesmos. Por meio do DMAIC ele faz análises profundas dos dados para incrementar e controlar melhorias, além de medir e monitorar a qualidade do processo. 

Para entender mais sobre a metodologia e começar o seu aprendizado, inscreva-se já na formação gratuita de White Belt em Lean Seis Sigma, a primeira das certificações necessárias para a alta produtividade da sua empresa!

Baseie seus projetos nos princípios ágeis do Scrum!

O Scrum, principal metodologia ágil, é um framework que faz uso de eventos para guiar o planejamento, a realização e o controle de Sprints, que são o coração da metodologia.

Tempo é essencial não é mesmo? Por isso, os eventos Scrum são estabelecidos por rotinas de reuniões que evitam a perda de tempo em encontros muito extensos e não programados.

As Sprints são ciclos de atividades que visam acrescentar alguma melhoria ou entrega incremental no seu produto ou serviço final.

Dessa maneira, o Scrum otimiza os processos da sua empresa, melhorando continuamente seus produtos, utilizando melhor a sua mão de obra e gastando menos tempo e menos recursos para uma mesma tarefa. Isso acarretará melhores resultados na produtividade total do seu negócio.

Faça do Excel o seu melhor amigo!

O Microsoft Excel é o mais conhecido e amplamente utilizado software de entrada de dados, criação e edição de planilhas do Windows, e podemos dizer que até mesmo, do mundo.

O queridinho da Microsoft é útil para automatizar as suas análises e potencializá-las, criando um histórico em formato de base de dados, automatizando contas, buscando informações e fornecendo métricas.

Tudo isso pode contribuir muito para a tomada de decisões e produtividade da sua empresa, porém para isso, é necessário saber utilizar de maneira correta a ferramenta.

Se você quer começar a dominar a ferramenta, não deixe de conferir o curso gratuito preparado pela Voitto: Introdução ao Excel.

Não se esqueça do Power BI!

O Microsoft Power BI é a ferramenta Business Intelligence da Microsoft destinada a importar, tratar, e apresentar de forma visual uma elevada quantidade de dados e informações em forma de relatório.

Você pode se ver pensando: “mas pra isso eu uso o Microsoft Excel”. E se você quiser tudo bem, mas eu garanto que este software terá muito a acrescentar para a sua empresa caso utilizado, não como um substituto, mas em conjunto com o Excel.

Isso porque, a ferramenta tem a capacidade de importar os dados, tanto do Excel como de outras fontes, e tratá-los, de forma a deixar em evidência as informações mais relevantes, facilitando suas análises.

Isso, somado à facilidade de acesso de suas versões para os mais diversos dispositivos, vai te ajudar a tomar decisões assertivas que proporcionarão maior produtividade e adoção de estratégias mais inteligentes para a sua empresa.

O MS Project vai te auxiliar!

O MS Project é o software da Microsoft destinado ao gerenciamento de projetos. Ele traz organização, foco e comando para o acompanhamento de projetos de diversos portes.

No programa é possível realizar um planejamento inteligente com agendamento dinâmico, levando em conta a duração, o esforço e a quantidade de integrantes requeridos para a tarefa.

De forma prática, visual e intuitiva, o MS Project proporciona à quem o possui e domina, a capacidade de realizar fluxos de trabalho automatizados, o que monitora, controla e potencializa todo processo produtivo.

Você está no caminho certo!

Se você chegou até aqui, está claro o seu interesse em maximizar a produtividade do seu negócio e atingir todo potencial que a sua empresa pode oferecer. Esta energia, somada a muita disciplina, excelência na execução e aos conhecimentos corretos, irão alavancar os resultados do seu negócio e te garantir grandes resultados!

A energia, a disciplina e a execução, são com você, mas para os seus conhecimentos e seu processo de capacitação, o Grupo Voitto têm muito a oferecer.

O Grupo Voitto é a maior escola de gestão do país e, nos últimos anos, vêm obtendo sucesso em transformar vidas, diferenciando pessoas e potencializando resultados. Visite o Blog da Voitto para mais conteúdos agregadores e cursos extraordinários!


Thiago CoutinhoThiago Coutinho é fundador do Grupo Voitto, formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica a frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola online de gestão do Brasil.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.