A Spark, startup brasileira especializada em marketing de influência para campanhas e ativações de marca com influenciadores digitais, anunciou um aporte de R$ 8 milhões no modelo de venture capital liderado pela Apex Partners, gestora de investimentos que opera em parceria com o BTG Pactual, e que já captou mais de R$ 35 milhões para empresas de tecnologia de diversos segmentos como Singu, Luma, Shipp, dentre outras. A operação contou com a assessoria da Pipeline Capital, empresa de fusões e aquisições.
O valor será utilizado para impulsionar o crescimento da empresa em sinergia com a consolidação do mercado de marketing de influência no Brasil, com a abertura de novas áreas de negócios, contratação de equipe e capacitação de profissionais. O foco será ampliar a oferta de serviços ligados ao universo de conteúdo e influência digital, o que acontecerá também por meio de fusões e aquisições.
A rodada de investimento ocorre em um momento positivo para a Spark – a empresa acaba de recomprar suas ações do grupo colombiano Fluvip, que em 2016 havia adquirido parte da brasileira. Neste ano, a Spark retomou 100% do controle da operação e volta a ser comandada pelos sócios fundadores Rafael Coca, Raphael Pinho e Marcus Buaiz. Apesar da separação dos negócios, a Spark mantém um acordo operacional com a Fluvip para execução de projetos por meio dos escritórios locais da colombiana nas principais capitais da América Latina.
“Toda essa movimentação de recompra das ações da Spark tem como objetivo focar no desenvolvimento dos nossos negócios no mercado brasileiro, já que o universo de conteúdo e influência digital tem enorme potencial no país. Nosso segmento seguiu crescendo mesmo diante de um cenário macro extremamente desafiador”, explica Rafael Coca, sócio-fundador da Spark.
Além disso, a Spark fechou o primeiro semestre do ano com um crescimento de 60% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O montante está 13% acima do projetado para o período, mesmo com a crise provocada pela pandemia do coronavírus. O primeiro semestre também concentrou dois meses de maior faturamento da história da empresa desde sua fundação, há cinco anos.
“Nosso trabalho é levar diversificação de investimentos aos nossos clientes e dentro desse cenário, avaliamos negócios promissores e inovadores em diversos segmentos. A Spark se destacou nessa curadoria especialmente pelo crescimento exponencial que o segmento de marketing de influência vem apresentando no país. Nosso objetivo é impulsionar o scale-up da empresa e acompanhar sua consolidação no mercado nacional”, explica Fernando Cinelli, presidente da Apex Partners.
Além da sede em São Paulo, a Spark tem seis operações no Brasil – Curitiba, Manaus, Vitória, Porto Alegre, Brasília e Salvador. A sétima será inaugurada ainda neste mês em Minas Gerais, a primeira da empresa no estado. “A expansão regional da Spark por meio do licenciamento do nosso modelo operacional continua sendo um pilar estratégico para a companhia e a chegada de uma nova unidade em Belo Horizonte será fundamental para nosso plano de cobertura do mercado nacional”, diz Raphael Pinho, sócio-fundador da Spark.
A Spark contabiliza mais de 2.500 projetos desenvolvidos para os maiores anunciantes do país como Universal Pictures, Via Varejo, Reckitt Benkiser, Grupo Petrópolis, Itaú, Mastercard, Nestlé, Unilever, Johnson & Johnson’s, BRF, Ambev, entre outros, sendo umas das principais empresas de sua categoria no país.