A Mobees, startup de mídia exterior digital sobre carros de apps, como Uber e 99, anunciou um aporte de R$ 5 milhões, liderado pela Canary junto com o fundo Norte Capital e investidores-anjos de startups como iFood, Rappi, Volanty, 99, BizCapital, Yellow e Hashdex.
O investimento tem como objetivo alavancar seu crescimento e expansão pelo país. A adtech possui mais de 20 marcas clientes e alguns dos principais hoje são: Unimed Rio, Faculdade Descomplica, Motorola, Onet Centro, Volanty, StopClub e Free Wipes.
“Estamos redefinindo a experiência de anunciar nas ruas. Somos a primeira solução de mídia sobre rodas, 100% digital e em escala não apenas do Brasil, mas de toda a América Latina”, afirma Fábio Barcellos, cofundador e CEO da Mobees, que paga até R$ 1 mil mensais de comissão aos motoristas parceiros. A startup, não por acaso, nasceu para permitir que os motoristas de aplicativos aumentem sua renda de uma forma prática, segura e vantajosa enquanto circulam.
Além disso, a startup quer ajudar na criação de cidades mais inteligentes e com maior qualidade de vida. Usando sensores e tecnologia de Internet das Coisas (IoT) embarcados nas telas sobre os carros, a Mobees captura e processa dados relevantes para o planejamento urbano. “Queremos ser o principal player do nosso segmento na América Latina, mas também contribuir para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, atuando como fonte de dados para prefeituras e governos proporcionarem melhorias no trânsito e outros aspectos urbanos”, avalia José Lyra Júnior, cofundador e CTO da Mobees.
Com operação no Rio de Janeiro e 20 cidades mapeadas para o crescimento futuro da operação, a Mobees criou uma inovadora plataforma de mídia, hiper segmentada e em escala, que promete transformar o bilionário mercado out-of-home brasileiro.
Por meio dela, as marcas e agências podem distribuir anúncios digitais programados com base em geolocalização, data, horário, clima e outras condições relevantes para os clientes. Assim como o Google ou Facebook, por exemplo, a plataforma programática da Mobees oferece não só total autonomia para a configuração e publicação das campanhas, mas permite também a visibilidade em tempo real dos resultados, com otimização do orçamento da campanha no ar, seja fazendo modificações na segmentação dos anúncios, alterando a frequência ou distribuição das impressões.
A startup carioca começou com 100 carros e tem planos de expansão ainda este ano para incluir novos motoristas que aguardam em uma fila com cerca de 10 mil interessados em ingressar na plataforma que já cobre diariamente uma rota estimada de 20 mil quilômetros pelas ruas da cidade. A Mobees fechou ainda uma parceria com o SindRio para divulgar restaurantes e bares que perderam faturamento em razão da pandemia.
“Temos uma mentalidade pró-comunidade muito forte, por isso, 10% dos espaços para anúncios são oferecidos gratuitamente às cidades para divulgações sociais e de utilidade pública. Além disso, outros 10% são destinados a negócios de bairro a preços reduzidos, tornando a plataforma mais acessível e democrática que qualquer outro canal de mídia exterior existente hoje”, conta Flávia Coelho, cofundadora e CMO da Mobees.