O Spotify lançou esta semana no Brasil o Sound Up, projeto criado para descobrir a próxima geração de podcasters por meio de treinamento, workshops e todo o suporte da plataforma. O objetivo do programa é criar um espaço para novos talentos, vozes, histórias e perspectivas em podcasting.

A empresa sueca vem procurando maneiras de continuar apoiando os aspirantes a criadores de conteúdo através de treinamentos virtuais. O programa, que já estava sendo estruturado antes mesmo da recomendação de isolamento social, foi adaptado para poder começar em 2020, levando em conta a nova realidade dos possíveis participantes. O Sound Up é gratuito e aberto para jovens negros ou indígenas entre 18 e 30 anos de todo Brasil. Os interessados podem se inscrever pelo site até o dia 17 de julho de 2020.

O programa foi desenvolvido para funcionar em duas fases: workshop virtual de um mês em 2020 e uma imersão presencial de uma semana no escritório do Spotify, localizado em São Paulo, em 2021. Após a inscrição, nosso comitê irá analisar e escolher 30 finalistas para entrevistas. Uma vez concluídas as entrevistas, 20 participantes serão escolhidos para participar do programa de treinamento virtual focado no desenvolvimento de técnicas importantes da produção de podcasts.

Neste workshop virtual ao longo de um mês, os participantes aprenderão desde como desenvolver a sua ideia, tipos de narrativa, produção, como realizar entrevistas, edição e todas as demais etapas com diversos especialistas da área. O Sound Up virtual consistirá em sessões ao vivo não-presenciais programadas, lições gravadas, reuniões individuais com a equipe e os facilitadores do Spotify, além de tarefas leves e dinâmicas. Após o fim do workshop os participantes terão oito semanas para preparar seu projeto final e apresentar ao Spotify.

Todos os 20 participantes do programa virtual receberão um gravador, computador, fones de ouvido e acesso à internet. Os candidatos devem se inscrever individualmente, e não como podcasts ou grupos, e devem obrigatoriamente morar no Brasil.

Dessa turma com 20 participantes, 10 serão selecionados para participar da segunda fase do programa em 2021. Nessa etapa, eles terão cursos imersivos durante uma semana, aulas de segunda à sexta-feira, conexão com especialistas e profissionais do setor, mentoria com suporte contínuo do Spotify e a criação de um episódio piloto de podcast.  Os participantes que forem selecionados para a segunda etapa receberão apoio contínuo durante todo o ano (deslocamento, hospedagem e alimentação).

Após essa etapa, o Spotify escolherá os 5 ganhadores da primeira edição do Sound Up Brasil.

É importante ressaltar que para fazer parte do programa, não é preciso nenhuma experiência anterior em podcast, apenas uma ideia e o desejo de usar podcasts para desenvolvê-la. No mundo todo é notável um grande interesse no Sound Up, que já recebeu mais de 20 mil inscrições nos últimos três anos. Por fim, 60 pessoas já concluíram o programa no Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Alemanha. Dez desses graduados lançaram seus próprios podcasts e três deles se tornaram podcasts Spotify Originals.