Ir para o conteudo

Por que a Cobli oficializou o home office até o final do ano?

* Por Rodrigo Mourad

Iremos prorrogar o home office até 2021! Assim começou a comunicação oficial da Cobli ao avisar seu time da decisão que trouxe muitos sentimentos à tona.

“Será que vou voltar a trabalhar em escritório?”, “será que eu devo ir morar na praia?”, “será que a Cobli vai guardar as minhas coisas que eu deixei no escritório?”, são algumas das questões que surgiram entre nossos colaboradores.

A Cobli sempre foi uma empresa meritocrática e orientada a resultados. Nós nunca precisamos de uniforme ou controle de horários. Foram decisões acertadas, que nos ajudaram a nos unir com pessoas excelentes e construir uma empresa que cresceu tanto desde então.

Agora, tomamos a decisão de trabalhar sem escritório por nove meses. Quais foram os principais motivadores desta decisão?

Saúde: essa é nossa grande prioridade. Além da questão problemática de dividir um escritório nas condições atuais, também levamos em conta todo o trâmite de transporte e alimentação, queo riscos queo queremos correr. O nosso time é tudo para nós e queremos oferecer saúde e segurança a todos.

Visibilidade para o time: ninguém sabe quanto tempo a pandemia vai durar, mas é muito oneroso para todos manter o estresse da dúvida sobre quando voltar. Já basta tudo o mais que já está acontecendo. Nosso time tem pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo, muitos têm filhos e moram com parentes.  Ter um horizonte de certezas ajuda todos a se planejarem, tomarem decisões com mais calma e livrar um pouco a mente para focar no que mais importa.

Custos: nem todo mundo fala sobre isso, mas é a verdade.

Como migramos: como a Cobli é uma empresa digitalmente nativa, nós já incorporamos muitos dos benefícios do trabalho remoto no dia a dia. Mas, agora, como algo duradouro, tivemos que tomar algumas medidas simples para garantir que seja uma experiência boa para todos:

– Prover estrutura: estamos enviando cadeiras, monitores e itens pessoais para a casa das pessoas.. Também oferecemos uma ajuda de custo maior no início, para que possam comprar outros itens necessários para criar um bom ambiente de trabalho. Para completar, daremos um auxílio mensal recorrente para ajudar no pagamento das contas de luz e internet.

– Benefícios: alteramos o benefício de refeição para um híbrido com alimentação (aceito em supermercados).

– Dinâmicas: para manter o senso de comunidade, lançamos diversas dinâmicas para manter todos atualizados e reduzir a sensação de isolamento, como aulas de culinária e exercícios para fazer em casa.

– Operações: nossos envios não pararam. Muitos dos nossos clientes operam ambulâncias, caminhões, telecomunicação ou outras empresas essenciais. Para garantir um atendimento seguro, implementamos uma sequência de boas práticas de higienização das entregas dos nossos dispositivos de rastreamento veicular e distanciamento dos membros desse time específico.

Agora, temos que evoluir os nossos processos.

Tratando com centenas de pessoas e em um ambiente tão incerto, estamos ficando muito perto dos times com conversas e pesquisas constantes. Um ponto importante é que o home office como um todo está evoluindo. Não só as pessoas estão ganhando mais experiência nesse modelo de trabalho, como há incontáveis ferramentas e empresas trabalhando para um modo novo de trabalhar queo irá parar de evoluir.


Rodrigo Mourad é cofundador da Cobli. Levou o time de 2 a mais de 100 pessoas, mil clientes e quase US$ 20 milhões em investimentos. Antes, havia trabalhado com logística e estratégia corporativa em empresas como Bain & Company, P&G e Morgan Stanley.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas