* Por Exame.com
Um estudo realizado pela Apple revelou que a companhia movimentou mais de US$ 519 bilhões em 2019 somente com transações realizadas na App Store. A cifra contabiliza a venda de aplicativos, custos com publicidade digital e os gastos dos usuários na compra de produtos ou serviços físicos.
De acordo com a fabricante do iPhone, o estudo é uma tentativa de quantificar a importância da plataforma para a economia global. A ideia é medir o impacto dos aplicativos na criação de empregos e no estímulo ao empreendedorismo e à inovação.
Para efeito de comparação, se a App Store fosse um país e sua movimentação financeira fosse o Produto Interno Bruto, a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país durante um ano, a loja de aplicativos da Apple superaria a Bélgica e se tornaria a 25ª maior economia global. Também deixaria para trás países como Dinamarca, Argentina e Portugal.
Segundo o estudo, uma fatia de US$ 413 bilhões veio dos gastos na App Store com serviços físicos. Nesta seara estão aplicativos para o transporte individual de passageiros e de entrega de refeições e de mercadorias para os consumidores. O valor computado é somente aquele que é transacionado pela plataforma da maçã.
O restante é dividido entre duas partes. A menor soma US$ 45 bilhões e é proveniente de publicidade digital inserida dentro dos programas. Por fim adiciona-se a quantia de US$ 61 bilhões obtida com a venda de aplicativos e de serviços digitais (como a compra de vantagens especiais em jogos).