O mundo tem passado por uma série de transformações que têm afetado a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e consomem produtos e serviços. As mudanças fizeram com que as empresas buscassem adaptações e novos formatos para manter seus negócios relevantes, e o impacto nas vendas tem sido sentido com mais força nas micro e pequenas empresas. Pensando em como apoiar esses empreendedores, a Visa do Brasil adicionou à sua plataforma de ofertas e promoções, a iniciativa Vai de Visa que apoia o movimento #compredopequeno.
A nova funcionalidade do Vai de Visa irá funcionar como um hub digital, permitindo que pequenos estabelecimentos comerciais saibam como vender online e que consumidores conheçam anunciantes e privilegiem as compras de serviços e produtos que estejam mais próximos de suas residências. Os empresários não precisam ter maquininha para pagamentos ou contar com uma operação online. A fim de apoiar o movimento #compredopequeno, as soluções divulgadas no Vai de Visa ajudam esses pequenos empresários a entrarem no mundo online, possibilitando a realização de pagamentos digitais, o que pode ajudá-los a manter um fluxo de caixa saudável.
Uma das soluções anunciadas no Vai de Visa permite que as empresas de serviços que tiveram que fechar seus pontos físicos negociem a comercialização de vales. Por exemplo, o barbeiro do bairro poderá anunciar um corte de cabelo e receber o pagamento antecipado gerando um voucher com validade de alguns meses, para que seu cliente possa usufruir do serviço assim que possível. Tudo sem sair de casa.
“Durante a quarentena, queremos estimular as compras nos estabelecimentos do seu bairro. A Visa é uma empresa que conecta quem quer comprar com quem quer vender. Por isso, criamos uma solução que divulga oportunidades dessa natureza. Queremos que o pequeno empresário saiba que pode contar com o nosso apoio para anunciar ofertas e conhecer soluções que lhe permitam vender seus produtos ou serviços pela internet, mesmo que esteja de portas fechadas”, conta Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.
Para participar, os estabelecimentos comerciais contratam os serviços de uma das empresas cujas soluções estão anunciadas no Vai de Visa para lhe apoiarem nessa jornada, como é o caso do EBANX Beep, sistema de vendas online lançado pelo EBANX e já conta com mais de 4500 lojas online cadastradas desde o final de março.
A Cielo, uma das maiores empresas de pagamentos eletrônicos do Brasil e da América Latina, também será uma parceira do Vai de Visa, por enxergar no projeto uma vitrine para que seus clientes explorem seus negócios virtualmente. A plataforma se propõe a divulgar quem quer comprar a quem precisa vender para manter os negócios ativos e a economia em movimento. O Vai de Visa traz mais oportunidades para clientes do Cielo Promo – ajudando lojistas a realizar promoções e a vender mais, inclusive por meio do Cielo Pay -, aos estabelecimentos que utilizam o Super Link – solução que permite vendas a distância até na modalidade parcelada – e também aos lojistas do setor alimentício, que poderão se integrar à plataforma LIUV. A credenciadora permitirá que seus clientes consigam disponibilizar cardápios e serviços de entrega sem taxa adicional neste período de quarentena. “A iniciativa de divulgação da Visa recebe nosso apoio porque ajudará os varejistas brasileiros a atravessarem este momento delicado, em que é preciso se reinventar”, afirma o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli.
Já o consumidor pode buscar estabelecimentos comerciais próximos a ele, procurando-os por categoria ou por localização, além de poder enviar um convite para um estabelecimento que gostaria de ver seus produtos ou serviços anunciados no ambiente online. A plataforma ainda traz uma página com dicas de segurança para os consumidores comprarem online e tópicos sobre educação financeira para ajudar aos empreendedores.
“Já estamos trabalhando para aumentar o número de anúncios de ofertas e oportunidades e, consequentemente, gerar mais negócios. Entendemos que unir forças é de extrema importância para passarmos por momentos como esse, por isso queremos divulgar diferentes iniciativas dentro do Vai de Visa”, explica Teles.