Por mais de dois meses, a Uber pede aos passageiros que fiquem em casa, por sua segurança e a dos motoristas que continuam fazendo viagens essenciais. Nos últimos dois meses, as equipes de tecnologia e segurança da empresa têm trabalhado na construção de uma nova experiência de produto que ajudará a proteger todos, sempre que usarem o aplicativo.
A partir da próxima segunda-feira, antes que um motorista ou entregador possa ficar on-line, será solicitado a confirmação de que eles tomaram certas medidas de segurança e que estão usando uma máscara ou cobertura facial.
A nova tecnologia verificará se o motorista está usando o equipamento de proteção pedindo que tire uma selfie. Depois de verificar que o motorista está cobrindo o rosto, a empresa vai informar o mesmo por meio de uma mensagem no aplicativo. Diferentemente do sistema de verificação de identificação em tempo real, essa tecnologia detecta a máscara como um objeto na foto e não processa informações biométricas ou compara selfies de máscara com fotos de motoristas em seu banco de dados.
Nos Estados Unidos, Canadá, Índia e grande parte da Europa e América Latina, os motoristas que não estiverem usando máscara ou capa facial não poderão entrar on-line já a partir da próxima segunda-feira. A empresa afirma que vai manter essa política até o final de junho e reavaliar, com base nas necessidades locais de saúde pública, se deve estender o recurso para se adaptar às mudanças nas diretrizes e regulamentos de saúde pública à medida que a pandemia evolui.
A Uber também construiu uma lista de verificação semelhante para os passageiros. Antes de cada viagem, os pilotos devem confirmar que tomaram precauções como usar uma capa de rosto e lavar ou higienizar as mãos. Eles também devem concordar em sentar no banco de trás e abrir as janelas para ventilação.
A empresa também afirma que incentiva os motoristas a cancelarem viagens sem multa, caso não se sintam seguros, inclusive se o piloto não estiver usando uma capa facial. É importante observar que as Diretrizes da comunidade da Uber proíbem a discriminação contra qualquer pessoa com base em sua raça, origem nacional ou sexo.
O sistema de feedback bidirecional da Uber há muito tempo ajuda a garantir que motoristas e usuários respeitem certos padrões, exigindo feedback sobre questões como qualidade do veículo, navegação e velocidade. Agora, a empresa está adicionando novas opções de feedback, incluindo não ter capa ou máscara. Aqueles que violam repetidamente as políticas de máscara correm o risco de perder o acesso ao aplicativo.