O Facebook anunciou uma nova ferramenta que permitirá que a rede social entre no mercado de videoconferência com concorrentes como Zoom e Microsoft. O Messenger Rooms permitirá reuniões com até 50 pessoas, sem limite de tempo.

“Recentemente, o Facebook tem sentido uma demanda maior por vídeos em tempo real. Entre o WhatsApp e o Messenger, mais de 700 milhões de contas participam de chamadas todos os dias. Em muitos países, as chamadas de vídeo no Messenger e WhatsApp mais do que dobraram, e as visualizações dos vídeos no Facebook Live e Instagram Live aumentaram significativamente em março”, falou a empresa em comunicado.

Com a ferramenta será possível criar uma sala diretamente do Messenger ou do Facebook e convidar qualquer pessoa para participar da sua chamada de vídeo, mesmo que ela não tenho uma conta no Facebook. Além disso, será possível compartilhar salas na rede social pelo Feed de Notícias, Grupos e Eventos. Em comunicado, a empresa conta que em breve, também adicionará formas de criar salas pelo Direct do Instagram, por WhatsApp e pelo Portal (não disponível no Brasil).

Quando for convidado para uma sala, o usuário poderá entrar pelo seu celular ou computador – não é preciso fazer nenhum download para começar. Caso tenha o aplicativo do Messenger, será possível usar filtros de Realidade Aumentada (AR), como orelhas de coelho, e novos recursos de Inteligência Artificial (AI), como cenários imersivos em 360 graus e iluminação ambiente.

O Messenger Rooms será lançado em alguns países esta semana e será expandido globalmente nas próximas semanas.

Expandindo chamadas de vídeo em grupo no WhatsApp

A empresa também anunciou que em breve será possível realizar chamadas de voz em grupo e chamadas de vídeo com até oito pessoas no WhatsApp. Como antes, essas chamadas são seguras com criptografia de ponta-a-ponta, para que ninguém mais possa ver ou ouvir conversas privadas, nem mesmo o WhatsApp.

Novos recursos de vídeo para o Facebook e o Instagram

Pessoas estão usando o Facebook Live e o Instagram Live para aulas de ginástica, culinária e cultos religiosos, entre outras coisas. Por isso, a rede social está adicionando recursos para torná-los ainda mais úteis.

No Facebook

– O Live With voltou para a plataforma. Com ele é possível adicionar mais uma pessoa ao seu vídeo ao vivo, não importa em que lugar do mundo ela esteja.

– O usuário da rede social poderá marcar eventos no Facebook apenas como online e, nas próximas semanas, haverá uma integração com o  Facebook Live para transmissão ao vivo para os convidados. Para dar suporte aos criadores e pequenas empresas, a empresa planeja adicionar para Páginas a habilidade de cobrar pelo acesso a eventos com vídeos ao vivo no Facebook – de performances online a aulas e conferências.

– Se você tem baixa conectividade de rede, com o novo recurso, terá a opção de escutar somente o áudio de um Live. Caso não tenha uma conta no Facebook, a maioria dos vídeos públicos ao vivo está agora disponível na web e algumas Páginas podem compartilhar números para ligações gratuitas, que permitem que você escute os áudios através de qualquer telefone.

– Também será possível transmitir jogos ao vivo do seu telefone para o Facebook usando o app do Facebook Gaming disponível na Google Play. O app também permite que você jogue, assista a seus streamers favoritos e descubra novos grupos de gaming. Torneios é outra ferramenta para a transmissão de games que permite que você crie, jogue e assista a competições em um só lugar. Torneios já está disponível no Facebook e será lançado em breve no app do Facebook Gaming.

– A rede social também expandiu o recurso de Estrelas para mais Páginas e mais países. Ao comprar uma Estrela, é possível enviá-la para os criadores que estão fazendo a transmissão e eles receberão 1 centavo de dólar por cada Estrela.

No Instagram

– Será possível assistir e comentar em vídeos ao vivo pelo seu computador. Acompanhe aquela aula de yoga em uma tela maior ou escute a uma performance ao vivo enquanto trabalha.

– Depois de entrar ao vivo, você poderá salvar seus vídeos no IGTV para que eles fiquem disponíveis por mais tempo do que o limite de 24h do Stories e sejam mais fáceis de encontrar.

Expansão do Messenger Kids para mais países e novos recursos 

O Messenger Kids pode ajudar crianças a ficar conectadas com amigos e familiares em um ambiente divertido e controlado pelos pais. O Facebook começou a a expandir o app gratuito de chamada de vídeo e mensagem para mais de 70 países, entre eles o Brasil, e a integrar novas opções para ajudar os pais a conectar seus filhos com os amigos deles.

Marque um encontro virtual pelo Facebook Dating 

Para ajudar as pessoas a encontrar relacionamentos significativos mesmo quando não podem estar pessoalmente juntas, a rede social está adicionando a opção de convidar pessoas para um encontro virtual no Facebook Dating (Namoro). Quando o convite for aceito, as pessoas iniciarão uma conversa em vídeo no Messenger para que possam se conhecer melhor. O recurso será lançado nos próximos meses.